Está em casa e apetece-lhe um docinho? 6 receitas de sobremesas fáceis e reconfortantes para devorar

Não há alturas certas para os doces, mas sem dúvida que, ficando em casa, a vontade de devorar uma sobremesa aumenta. Espreite as receitas que escolhemos para si.

O verão ainda não terminou, mas há quem já tenha voltado à rotina e tenha pouca paciência para sair de casa. E é precisamente nesta transição de rotinas – a da tranquilidade das férias e o caos do trabalho – que bate aquela saudade que fazer um docinho guloso e caseiro, fácil e prático.

Elemento Atlântico. Fizemos mais de 100km para conhecer o restaurante da melhor chef da América Latina. Valeu a pena?
Elemento Atlântico. Fizemos mais de 100km para conhecer o restaurante da melhor chef da América Latina. Valeu a pena?
Ver artigo

E não precisa de ser nada complexo: basta algo rápido e delicioso para matar a gula enquanto vê um filme ou devora uma série no sofá. A pensar nisso mesmo, a MAGG reuniu seis receitas de doces para fazer em casa.

E não, não escolhemos bolos de caneca. Apesar de serem ótimos, existem muitas outras receitas fáceis que vale a pena fazer. Desde clássicos a receitas diferentes, temos sugestões para todos os gostos e mais alguns, entre eles tarte de queijo, mousse de caipirinha, bolo de bolacha, mousse de Filipinos, brigadeiro de colher e cheesecake japonês. Espreite as nossas sugestões.

Mousse de Filipinos brancos

Ingredientes

  • 130 g de Filipinos
  • 200 ml de natas para bater
  • 2 folhas de gelatina
  • 390 g de leite condensado

Preparação

Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante alguns minutos. Retire o excesso de água da gelatina, coloque numa taça e leve ao microondas até derreter. Triture as bolachas e reserve.

Num taça, bata bem as natas, junte a gelatina derretida, o leite condensado e bate bata tudo muito bem. De seguida, misture as bolachas trituradas e mexa. Coloque em taças e decore com algumas bolachas trituradas por cima. Leve a mousse de Filipinos ao frigorífico pelo menos 6 horas antes de servir.

Receita do Pingo Doce.

Tarte de queijo

Ingredientes

  • 450 g de queijo creme
  • 180 g de açúcar branco
  • 1 colher de café de sal
  • 4 ovos
  • 200 ml de natas
  • 20 g de farinha de trigo peneirada

Preparação

Numa taça coloque o queijo creme e junta o açúcar e o sal. Bata tudo durante 5 minutos até obter um creme liso. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Adicione as natas e bata novamente. Incorpore a farinha peneirada, envolvendo delicadamente.

Verta o preparado para uma forma forrada com duas folhas de papel vegetal. Leva ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 a 45 minutos, até a tarte ficar firme e dourada à superfície. Deixe arrefecer ligeiramente e sirva a tarte de queijo.

Receita do Continente.

Cheesecake japonês

Ingredientes

  • 200 g de iogurte grego natural
  • 8 bolachas Lotus Biscoff

Preparação

Numa taça coloque o iogurte grego natural. Adicione as bolachas, de forma a ficarem de pé, como na imagem. De seguida, apenas tem de levar ao frigorífico no mínimo durante 4 horas e servir. 

Receita do Pingo Doce.

Mousse de caipirinha

Ingredientes

  • 400 g de leite condensado
  • 400 g de natas frescas muito frias
  • 85 g de sumo de limão
  • 50 g de cachaça
  • Raspa de limão q.b.

Preparação

Numa batedeira coloque o leite condensado, as natas e o sumo de limão, e misture tudo por alguns minutos. De seguida, diminua a velocidade e verta lentamente, a cachaça.

Retire a mousse para taça grande ou taças individuais e leve ao frigorífico durante 2 a 3 horas. Se gostar, antes de servir, pode decorar a mousse com raspa de limão ou de lima a gosto.

Receita do Continente.

Brigadeiro de colher

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 12 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 500 g de morango
  • 180 g de madalenas de chocolate
  • 500 g de iogurte de baunilha

Preparação

Coloque o leite condensado numa taça e junte o chocolate em pó e manteiga. Misture tudo. Leve ao lume e mexa cerca de 15 minutos, até que se forme um brigadeiro que se solte das paredes do tacho ou leve ao microondas durante 3 minutos, mexa e volte a aquecer por 2 minutos. Caso tenha optado pelo forno, transfira a mistura para uma taça e deixe que arrefeça. Entretanto, corte os morangos em pedaços pequenos.

Depois, divida todos os ingredientes por quatro potes pequenos. Primeiro coloque a mistura de brigadeiro, seguindo-se as madalenas desfeitas, o iogurte e os morangos. Repita os ingredientes nesta ordem até terminarem. Leve o brigadeiro de colher ao frio até servir.

Receita do Pingo Doce.

Bolo de Bolacha Continente

Ingredientes

  • 300 g de queijo creme
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa da café frio
  • 200 g de açúcar em pó
  • 400 g de bolachas tostadas retangulares
  • 500 ml de café frio
  • Cacau em pó q.b.

Preparação

Comece por forrar uma forma retangular com película aderente, deixando uma boa quantidade de película fora para ajudar a desenformar. Reserve. Bata o queijo creme com uma gema de ovo e uma colher de sopa de café frio até ficar homogéneo.

Adicione o açúcar em pó pouco a pouco e com cuidado para não salpicar tudo. Depois, bata até obter um creme muito leve. Verta o café já frio para um prato e comece a montagem. Primeiro, verta um pouco do creme no fundo da forma e alise bem com uma colher ou uma espátula.

Molhe as bolachas, uma de cada vez e dos dois lados, e sobreponha sobre o creme. Volte a colocar uma camada de creme na forma, alise e cubra com as bolachas demolhadas em café. Repita o processo até terminar o creme. Cubra o bolo de bolacha com película e leve ao congelador durante pelo menos 6 horas ou, preferencialmente, de um dia para o outro. Na hora de desenformar o bolo de bolacha, pique algumas bolachas para a decoração

Receita do Continente.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.

Veja também

Scroll to Top