É oficial: já temos os convocados de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026. Anunciados durante a hora do almoço desta terça-feira, 19 de maio, Roberto Martinez, o treinador, divulgou o nome dos 27 portugueses que vão batalhar pela maior taça de futebol que existe em termos de seleções nacionais, e apesar de não ter existido nenhuma surpresa nos nomes, o entusiasmo continua o mesmo: até porque, verdade seja dita, Portugal conta com grandes nomes de peso este ano.
"Parafraseando Pedro Abrunhosa, vamos fazer o que nunca foi feito", disse o selecionador durante a conferência de imprensa, onde não deixou de dizer que estava a convocar 27 atletas mais um, referindo-se a Diogo Jota. A convocatória serve assim para a fase final do Mundial 2026, que este ano, apesar das controvérsias, se joga em três países entre 11 de junho e 19 de julho: Canadá, EUA e México. Portugal irá jogar nos dias 17, 23 e 28 de junho.
E entre os nomes referidos, estão muitos não só conhecidos pelo público português como também pelo estrangeiro. Cristiano Ronaldo, João Neves, Nelson Semedo, Diogo Costa, Nuno Mendes, Ruben Dias, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha, João Félix, Rafael Leão ou até Gonçalo Ramos e Francisco Conceição são alguns dos atletas que vão tentar conquistar a taça e trazê-la para Portugal, até porque uma coisa é certa: todos disseram que depois da morte de Diogo Jota, a garra é ainda maior.
No entanto, não só de bola se fazem as vidas dos jogadores convocados - por muito que pareça, uma vez que muitos deles não só jogam para a Seleção Nacional como, claro, para clubes cujas competições estão sempre a acontecer. Entre dias de férias e pausas nos campeonatos, os atletas aproveitam para passar tempo com as famílias, para viajar ou para fazer outro tipo de atividades, não esquecendo o tempo a sós com as companheiras ou as diversões entre amigos.