A organização do concurso Miss Universo —Miss Universe Organization (MUO) — divulgou esta segunda-feira, 8 de dezembro, um novo comunicado sobre o estado de saúde de Gabrielle Henry, Miss Jamaica, que sofreu uma queda grave durante a ronda preliminar do certame, a 19 de novembro. A concorrente caiu através de uma abertura no palco, acidente que a deixou hospitalizada nos cuidados intensivos durante vários dias.
Segundo a nota oficial, partilhada em nome da organização e da família de Gabrielle Henry, a modelo e médica jamaicana sofreu uma hemorragia intracraniana com perda de consciência, uma fratura, lacerações faciais e “outros ferimentos significativos”. Após o acidente, foi imediatamente internada em Banguecoque, onde se manteve em estado crítico sob vigilância neurológica contínua e com supervisão especializada 24 horas por dia.
A MUO confirmou ainda que a miss será repatriada para a Jamaica nos próximos dias, acompanhada por uma equipa médica completa, seguindo diretamente para o hospital para continuar o tratamento e a recuperação.
O comunicado explica que a MUO assumiu “todas as despesas hospitalares, médicas e de reabilitação” da candidata, bem como os custos de alojamento e manutenção da mãe e da irmã, que permaneceram ao seu lado na Tailândia. A organização afirma também estar a financiar o voo de repatriamento acompanhado e compromete-se a suportar qualquer despesa médica futura decorrente do incidente.
No entanto, depois da coroação de Fátima Bosch, vencedora do Miss Universo 2025, a candidata haitiana Melissa Sapini revelou à revista "People" que, após a queda, as concorrentes foram reunidas numa reunião onde, segundo conta, um membro da equipa terá iniciado a conversa culpabilizando Gabrielle Henry por não estar “a prestar atenção”. A Miss Grand International, entidade anfitriã do concurso, negou ter culpado a concorrente, embora tenha referido que esta “pode não ter estado a olhar para a passerelle”.
A MUO rejeita totalmente estas versões. “Alguns relatos que sugerem que Gabrielle Henry contribuiu de alguma forma para o incidente são completamente infundados. A organização nunca atribuiu qualquer culpa à concorrente”, garante o comunicado.