Sol, nuvens e possibilidade de aguaceiros e trovoadas. Eis o que esperar do tempo este fim de semana

Entre Portugal continental, os Açores e a Madeira, o IPMA prevê céu nublado ou limpo, aguaceiros e vento moderado. Saiba o tempo para o fim de semana.

O primeiro fim de semana de setembro traz céu nublado ou limpo, e possibilidade de aguaceiros e trovoadas, mas o vento irá ser moderado, por vezes forte, de acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Adeus, unhas de verão. Este castanho é a melhor opção para a meia estação e estas 13 manicures provam-no
Adeus, unhas de verão. Este castanho é a melhor opção para a meia estação e estas 13 manicures provam-no
Ver artigo

Em Portugal continental, no sábado, 5 de setembro, o céu irá estar nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado na região Norte até ao início da manhã e no interior norte e centro durante a tarde, havendo a possibilidade de aguaceiros e trovoada.

O vento soprará temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas, do quadrante norte até ao final da manhã e no quadrante sul a partir da tarde. As poeiras vão estar em suspensão. Nas temperaturas vai existir uma breve descida da temperatura mínima no interior centro e sul. Já no litoral norte e centro e na região sul, existirá uma pequena subida da temperatura máxima.

A Grande Lisboa terá céu limpo com vento em geral fraco e haverá uma subida da temperatura máxima. Por sua vez, o Grande Porto contará com o céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e um pequeno aumento da temperatura máxima.

Para domingo, a 6 de setembro, a tendência mantém-se em Portugal continental. O céu estará nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral norte e centro, e a nebulosidade poderá persistir em vários locais. O vento será fraco principalmente do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) de norte/noroeste na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial na região sul e durante a tarde. As poeiras continuam em suspensão. Existe a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral e centro. Haverá descida da temperatura no norte e centro, em especial da temperatura máxima e no litoral.

Nos Açores, a 5 de setembro, no grupo ocidental vão existir períodos de céu muito nublado com boas abertas, agravando-se para o fim do dia com vento de oeste (30 a 40 km/h) e rajadas até 60 km/h durante a madrugada. Já no grupo central haverá céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva e condições favoráveis à formação de neblinas e nevoeiro. O grupo oriental regista o céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco, sobretudo na costa e sul das ilhas. No domingo, a 6 de setembro, no grupo ocidental, o cenário inverte-se com o céu muito nublado e apenas abertas temporárias durante a tarde, além de períodos de chuva na madrugada, manhã e noite. No grupo central, mantém-se o céu muito nublado, com abertas apenas ao final do dia e chuva prevista para a madrugada e manhã. Já no grupo oriental, o padrão repete-se, com abertas a partir da manhã e chuva fraca prevista para a madrugada.

As temperaturas da água do mar nos Açores rondam os 24ºC nos três grupos, e as temperaturas variam entre os 20ºC e os 27ºC, com Ponta Delgada a registar os valores mais altos, entre os 22ºC e os 27ºC.

Na Madeira, sábado, 5 de setembro, apresenta-se com céu em geral pouco nublado e vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte, mantendo-se as condições semelhantes na região do Funchal. No domingo, 6 de setembro, o cenário muda, com períodos de céu muito nublado, ainda que com boas abertas na vertente sul da ilha, e possibilidade de aguaceiros fracos na vertente norte e nas terras altas até ao final da manhã. O vento sopra fraco a moderado de norte/nordeste, podendo tornar-se forte, até 40 km/h, nos extremos leste e oeste da ilha e nas terras altas, sobretudo a partir da tarde.

A temperatura da água do mar na Madeira mantém-se entre os 23ºC e os 25ºC.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.

Veja também

Scroll to Top