Máscaras cirúrgicas, batas cirúrgicas, viseiras, sabonetes, botas descartáveis, roupas descartáveis de isolamento e luvas de látex são apenas alguns dos materiais que vão passar da ficção para a realidade que os hospitais estão a enfrentar. Uma realidade dura que soma já 341 722 casos confirmados em todo o mundo e 14 765 mortes.
Para evitar que este último número cresça, os hospitais precisam de mais meios para combater o surto e uma vez que os materiais estão a ficar escassos, a nova ação solidária partiu de produtores da ABC e da NBC, responsáveis por séries médicas como "Anatomia de Grey", "Station 19" e "New Amsterdam". A confirmação chegou esta segunda-feira ao site "Insider" através de um representante da ABC que avançou que estas séries vão doar equipamentos usados nas filmagens para os hospitais e autoridades locais nos EUA.
Uma vez que as produções estão paradas devido ao COVID-19, esta é uma forma de dar utilidade aos equipamentos para combater a pandemia em vez de esperarem pelo momento em que possam voltar a filmar o caos fictício.
"Na 'Station 19', tivemos a sorte de ter cerca de 300 das cobiçadas máscaras N95 que doámos ao corpo de bombeiros local. Eles ficaram tremendamente gratos. Na 'Anatomia de Grey', também estamos a doar um stock de batas e luvas", disse Krista Vernoff, produtora executiva da ABC no comunicado.
Os beneficiários dos equipamentos doados pela produtora foram o corpo de bombeiros da cidade de Ontário, Califórnia, tal como o quartel em Los Feliz, e ainda a Vancouver Coastal Health, uma autoridade regional de saúde no Canadá, que recebeu máscaras e batas cirúrgicas, viseiras, sabonetes, botas e roupa descartável, luvas de látex e bonés médicos da série "The Good Doctor".
Também a produtora NBC responsável pela série "New Amsterdam" — gravada nos hospitais Bellevue e Kings County, em Nova Iorque — doou máscaras, luvas e batas para o Departamento de Saúde do Estado de Nova York, de acordo com um comunicado ao site "Deadline".
"The Resident", da FOX, não ficou de fora e também contribuiu com batas, máscaras e luvas para o Grady Hospital, no estado de Geórgia, onde, de acordo com o "TV Guide", a série foi filmada.