Manuel Santana Lopes, ex-chefe de operações da Notable, está a trabalhar na área da restauração. Depois de ser despedido da agência de Inês Mendes da Silva em março deste ano, após ter burlado dois agenciados num valor superior a 250 mil euros, sabe-se agora que Manuel Santana Lopes arranjou um novo trabalho como empregado de mesa.

Atualmente, exerce estas funções no ULU, localizado na Quinta da Bicuda, em Cascais, avança o "Correio da Manhã". O espaço, que se apresenta nas redes sociais como “um projeto de café e gastronomia”, abriu portas em junho deste ano e tem apostado  na promoção online. Numa das publicações no Instagram oficial do espaço, Manuel Santana Lopes chega mesmo a surgir como parte da equipa.

Manuel Santana Lopes usava um mail falso com o nome do marido de Carolina Patrocínio para desviar dinheiro
Manuel Santana Lopes usava um mail falso com o nome do marido de Carolina Patrocínio para desviar dinheiro
Ver artigo

De acordo com informações divulgadas em anúncios de emprego do restaurante, os salários para esta função variam entre os 900 e os 1.200 euros, dependendo do regime de part-time ou full-time, salienta o "CM".

Manuel Santana Lopes foi acusado de desviar entre 250 mil e 300 mil euros que deveriam ter como destino as contas da apresentadora Carolina Patrocínio e do ator Tiago Teotónio Pereira. O caso levou ao seu despedimento da agência Notable e à rutura da sua ligação profissional com diversas figuras públicas.

Na altura da sua saída, o ex-agente reconheceu a dívida à empresa, comprometendo-se a liquidar o valor “o quanto antes”. Apesar do desvio, os dois agenciados foram ressarcidos de imediato pela Notable, dirigida por Inês Mendes da Silva, logo após o escândalo se tornar público. Em agosto, o ex-chefe de operações já teria pago cerca de metade do montante em causa.

Como foi feita a burla?

Manuel Santana Lopes usava um mail falso com o nome do marido da apresentadora da SIC, Gonçalo Uva, para contactar diretamente as marcas e, assim, receber os pagamentos diretamente.

O ex-agente terá criado este mail falso com o nome de Gonçalo Uva, marido de Carolina Patrocínio, e seria a partir daí que desenvolvia as conversas que levavam a que o dinheiro fosse parar a uma conta sua. 

Foram Carolina Patrocínio e os seus contabilistas que deram conta do que estava a acontecer, ao perceberem que as contas entre aquilo que a apresentadora faturou e aquilo que recebeu em 2024 não batiam certo. Ao tentarem entender o que se passava, chegaram a Manuel Santana Lopes.