Criar teleconsultas, quem sabe, com a ajuda de profissionais de saúde em quarentena. Lançar a Hora do Café, um tempo em que diferentes grupos de amigos se reunem através do Skype. Criar colaborações entre empresas, como pôr o Intermarché e Telepizza a distribuirem bens essenciais aos grupos de risco. Criar uma app que permita ver os tempos de espera entre hospitais. Ou usar o mesmo sistema para contabilizar os tempos de espera nos supermercados.

Estas são só algumas ideias que, nas últimas 48 horas, foram lançadas na Covid.PT, uma nova plataforma online que funciona como uma espécie de incubadora de ideias que responde a desafios atuais identificados pela comunidade. O propósito? Criar soluções para os problemas que nascem em tempos de pandemia e de estado de emergência, através de um trabalho comunitário em que particulares, entidades ou ONG, se juntam e trabalham em conjunto, contribuindo com a sua experiência, conhecimento e recursos.

A Covid.pt conta já com mais 300 pessoas registadas e foi lançada por três empresas do universo digital, que uniram forças, disponibilizando as suas ferramentas e know-how para alavancar quer a plataforma, quer as ideias que nela vão surgindo: a InnovationCast, um software colaborativo de gestão de inovação que ajuda as empresas a envolver as pessoas para co-criar ideias e concretizá-las, a Premium Minds, uma software house especializada no desenvolvimento de apps inovadoras para a web e mobile, e OutSystems, um plataforma low-code de desenvolvimento de software.

COVID-19. Go Small or Stay Home: a plataforma para saber quais são as mercearias, padarias ou talhos mais próximos
COVID-19. Go Small or Stay Home: a plataforma para saber quais são as mercearias, padarias ou talhos mais próximos
Ver artigo

À equipa mãe, juntou-se outro interveniente de peso: a EDP que, através do seu Programa de Voluntariado Corporativo, envolve os colaboradores na gestão da plataforma, promovendo iniciativas de voluntariado para dar resposta às ideias possíveis de executar.

"Os médicos estão a fazer um esforço enorme, o que é que podemos fazer?", foi, conta Leonardo Varella-Cid à MAGG, a questão que surgiu quase que em simultâneo ao trio fundador. "Estávamos todos a trabalhar em casa. Comecei a falar com a Premium Minds e ligou-me logo depois a OutSystems. Estávamos apensar no mesmo, portanto a plataforma nasceu da vontade simultânea destas três empresas", acrescenta o co-fundador da InnovationCast. 

Feita a mobilização dos seus recursos e conhecimento, na segunda-feira, 16 de março, durante a noite, o projeto nasceu e ficou online. No espaço de três dias, centenas de pessoas registaram-se para lançar desafios e dar ideias para sugerir soluções. "É apaixonante ver tanta gente a mobilizar-se."

A plataforma é simples de entender, mas vamos a pormenores. Os utilizadores lançam primeiro os problemas por resolver, a que se dá o nome de desafios — cuja solução não deve depender dos profissionais ativos do Serviço Nacional de Saúde ou do Governo, por já estarem "de mãos atadas". Estes vão, depois, ser estudados, seleccionados, melhorados pelos parceiros (em conjunto com quem os identificou) e submetidos (ou não) na plataforma. Porquê esta triagem? "Convém ter a comunidade focada em problemas comuns. Se colocamos demasiados desafios, é mais difícil encontrar as ideias para desenvolver soluções. Nestes momento, interessa mais concretizar do que o volume de discussão só."

Publicados os tais desafios, a comunidade está livre de sugerir ideias e, aqui, não há triagem. É mesmo suposto funcionar como uma espécie de brainstorming comunitário, em que cada interveniente dá feedback e faz sugestões, de forma a que se chegue à solução, beneficiando-se da experiência e do conhecimento de cada membro, seja ele corporativo ou particular.

Chegando-se a este ponto, é pôr a ideia a andar. Novamente aqui, criam-se sinergias. "Qualquer pessoa pode chegar e submeter uma ideia e qualquer pessoa pode pegar nas ideias e concretizá-las, beneficiando da ajuda dos parceiros do projeto e do nosso networking para fazer isso acontecer."

Segundo Leonardo Varella-Cid, está para se juntar a este grupo de parceiros mais uma empresa grande que, consigo, trará mais ferramentas que ficarão disponíveis para a resolução dos desafios e concretização das ideias.

Esta quinta-feira, 19 de março, será lançado mais um desafio na plataforma. Registe-se e esteja atento. Quem sabe, não é um dos detentores da solução.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.