Calendarizar o corte de cabelo segundo as fases da lua não é um fenómeno recente mas tornou-se num segredo bem guardado no que toca a ter um cabelo longo e sedoso. A lua é um astro poderoso, isso é um facto quer científico quer espiritual. Mas sejamos honestos: acreditamos que o ciclo da lua pode influenciar os ciclos de crescimento do cabelo?

Será que os astros têm também influência no seu cabelo e na saúde dele? Será que há alguma lógica em marcar a sua consulta no cabeleireiro de acordo com as fases da lua? Há muito tempo que é dito que a lua tem um poder sobre todas as criaturas com vida e os entusiastas da astrologia dizem que as fases da lua também afectam o cabelo. É o chamado cuidado capilar lunar e os rumores são que estes cortes podem deixar o seu cabelo mais forte, longo e sedoso.

Cabeleiro

O que significa cortar o cabelo segundo a Lua?

A ideologia tradicional em torno de cuidados de cabelo e a lua estão primariamente relacionados com as fases da última. A lua viaja por vários graus de iluminação durante o seu ciclo de 28 dias e, dependendo se está mais ou menos iluminada, é dito que o crescimento do cabelo é também afectado. Quando a lua está a tornar-se cheia é considerado astronomicamente sensato cortar o cabelo, já que a energia é crescente. Mas quando está a diminuir, ou minguar (o período entre a lua cheia e a lua nova), não é a melhor ideia marcar um corte de cabelo - se quiser que ele cresça a um ritmo normal, isto é. 

O cuidado capilar lunar é uma forma em que os fãs de astrologia incorporam o poder das estrelas nas práticas de auto-cuidado. Envolve sincronizar os cortes de cabelo com os ciclos lunares, deixando o tempo cósmico marcar o ritmo de uma actividade por outro lado mundana. A ideia é que cortar o cabelo em certos ciclos da lua pode-lhe trazer um cabelo mais forte, longo e brilhante. 

É pensado que a lua regula o crescimento porque tem uma força que 'puxa' todas as criaturas que vivem. A ideia é que quando a lua cheia chega, os poderes universais de expansão estão no seu ponto mais forte, o que encoraja o cabelo a crescer quando é cortado. Todos nós sabemos que cortes frequentes mantêm o cabelo saudável e aceleram o processo de crescimento. A remoção de pontas secas e espigadas do seu cabelo tornam-no mais forte e ajudam-no a crescer mais rápido, por isso, usando o calendário da lua para cortar o cabelo (quando a força da lua está mais forte) vai-lhe dar uma maior chance de canalizar os elementos naturais de maneira a encorajar o crescimento da raiz.

O ciclo lunar 

Durante o curso de um mês, a lua passa por diferentes fases e, a olho nu, parece que o ciclo simplesmente inclui diferentes partes de sombra e luz da lua. No entanto, o ciclo lunar é um método praticado há séculos que determina a força da lua e que ajudou a astrologia como ciência. Na realidade, a lua é um regulador de crescimento e a sua força tem um impacto em todos os seres vivos. 

O ciclo lunar

O calendário lunar data desde cerca de 8000 A.C. na Escócia e, desde então, agricultores utilizam este sistema como um guia para optimizar o crescimento dos seus cultivos, para determinar a melhor altura de plantação e recolha das suas colheitas. É o "Farmer’s Almanac" e o método biodinâmico - e basicamente o precedente nesta teoria.  O cuidado capilar lunar simplesmente aplica os mesmos princípios planetários, especificamente ao nosso cabelo, e hoje pode usar o mesmo ciclo para determinar quando deve cortar o seu cabelo. 

Quais são os benefícios deste método?

Mas na prática, como é que isto funciona? Stefani Padilla, um cabeleireiro e shaman, explica que “à medida que a força da lua puxa as correntes do oceano, puxa também a água dos nossos corpos. Isto faz com que o nível de humidade aumente na terra, o que encoraja o crescimento em geral”. É este movimento de água que está na raiz do cuidado capilar lunar. Afinal de contas, nós humanos somos feitos maioritariamente de água - e corresponde a aproximadamente 10 a 13% da composição do nosso cabelo. Na lua cheia - quando a lua está no seu ponto mais visível - é como se fosse um pico antes do princípio do declínio. Esta fase da lua é então considerada como um bom tempo para fortalecer o seu cabelo e fazer tratamentos de hidratação.  Se escolher cortar o seu cabelo segundo o calendário lunar, estes são alguns dos resultados que pode começar a ver.

#1: Cabelo mais forte e longo

Cortar o cabelo de acordo com o calendário da lua encoraja os seus fios a crescer 2 a 3 vezes mais rápido comparativamente ao seu calendário normal de corte de cabelo. Este padrão também promove os ciclos de novo crescimento dos folículos que vai levar a que eles se fortaleçam.

#2: Cabelo mais forte e raízes mais saudáveis

O calendário lunar permite que as raízes dos cabelos e os folículos fortaleçam padrões de crescimento, que produzem fios mais fortes e duradouros. E porque o seu cabelo está a ser fortalecido ao nível do folículo, o seu escalpe também contará com os benefícios do corte de cabelo lunar. 

#3: Textura melhorada e brilho

Como um bónus extra, cortar o cabelo de acordo com a lua melhora a textura e brilho do seu cabelo. Já que a força da lua melhora a força e saúde do seu cabelo, os fios crescem com um brilho extra, e ajuda numa maior definição de ondas naturais e caracóis.

Efeitos cabelo

Agora que já sabe como pode beneficiar de um corte de cabelo durante a lua cheia, deverá saber como realmente planeá-lo de acordo com o calendário lunar. As melhores datas para cortar o seu cabelo são durante o equinócio da primavera, o solstício de verão, o equinócio de outono e o solstício de inverno. 

Apesar de não querermos destruir os seus sonhos em relação a uma transformação lunar capilar, este não é um tipo de prática que esteja cientificamente comprovada. Mas apesar de não existir nenhuma evidência científica que sugira uma correlação ente os dois, o que é facto é que cortes de cabelo frequentes são cruciais na sua tentativa de crescimento, e a diferença está na qualidade do cabelo já que as fibras serão mais fortes e não haverá quebra nem pontas espigadas como resultado dos cortes.

E apesar da ciência ainda não ter provas de como a lua afecta as nossas vidas, uma coisa que a história nos mostrou como verdadeira é que a lua de facto ajuda as plantas a crescer. Então, não custa tentar. Se a astrologia é divertida para si, porque não dar uma chance à lua?

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.