O nome do rei Felipe VI está a dar que falar na Argentina depois de um programa televisivo ter avançado com um alegado envolvimento amoroso com Juliana Awada, ex-primeira-dama do país. A informação foi lançada pelo formato "Intrusos", da estação América TV, que prometia revelar "o romance internacional que abala tudo".
Durante a emissão, os comentadores falaram numa suposta relação próxima entre a empresária argentina e "um espanhol casado com uma espanhola", acrescentando que ele estaria separado desde 2012, mas impedido de assumir publicamente a situação por "circunstâncias institucionais". O nome do monarca espanhol acabou mesmo por ser mencionado em direto, revelou o "Correio da Manhã".
A polémica subiu de tom quando, ao longo do programa, foram cometidos vários erros factuais. O rei de Espanha foi referido como "Felipe I de Bourbon" e chegou a ser insinuado, incorretamente, que teria feito o discurso de Natal sem a presença da ex-mulher, Letizia Ortiz. As declarações geraram uma onda de críticas nas redes sociais argentinas, onde o nome do rei Felipe VI e de Juliana Awada se tornaram rapidamente tendência.
Os reis de Espanha estiveram com Mauricio Macri e Juliana Awada em 2019, quando se deu a visita oficial do então presidente argentino a Espanha. Na altura, as imagens mostraram proximidade e cordialidade entre os dois casais, mas nunca foi tornada pública qualquer relação além da estritamente institucional.