Foi um dos grandes acontecimentos das redes sociais da última semana, recebeu milhões de likes, elogios, mas também muitos memes de brincadeira, e anunciou aquele que será um dos casamentos mais mediáticos de sempre. Cristiano Ronaldo pediu Georgina Rodríguez em casamento e ofereceu-lhe um gigantesco anel de diamantes, que correu muito. Mas sabe ao certo quanto vale e como foi criado? Nós explicamos. Pista: com o valor deste anel conseguia comprar a casa mais cara de Portugal.

Sabe-se agora que o anel de noivado com um diamante oval central ladeado por duas pedras triangulares num corpo de ouro branco e platina foi uma produzida pelo espanhol Damaso Martínez, responsável por uma joalharia fundada nos anos 70 no Casco Viejo de Bilbao. A peça foi desenhada pela diretora criativa Mónica Martínez, revelaram os diários "ABC" e a revista "Hola", de Espanha.

Após roubo de 9 milhões de euros em joias, Kim Kardashian surge em tribunal com bruto colar de diamantes
Após roubo de 9 milhões de euros em joias, Kim Kardashian surge em tribunal com bruto colar de diamantes
Ver artigo

Onde as opiniões são menos consensuais é relativamente ao preço da peça. Há duas estimativas, que dependem dos quilates dos diamantes da jóia, que não se podem avaliar apenas pela fotografia que Gio partilhou. Assim, a primeira estimativa, mais conservadora, aponta para diamantes que andam entre os 15 e os 20 quilates, o que atiraria o preço do anel para algo entre os 2 e os 3 milhões de euros, releva o "The Huffington Post". Estimativas mais maximalistas indicam que os diamantes poderão ser de 40 a 45 quilates, que, de dependendo do peso, poderão colocar o anel num valor nunca inferior a 6 milhões de euros, podendo chegar aos 25 milhões, caso a pureza seja máxima, explicam especialistas à "Hola".

Kátia Aveiro perdeu mais de 30 quilos no último ano e meio. Veja a transformação da irmã de Cristiano Ronaldo
Kátia Aveiro perdeu mais de 30 quilos no último ano e meio. Veja a transformação da irmã de Cristiano Ronaldo
Ver artigo

Assim, só mesmo analisando a peça à lupa, pesando-a, observando a qualidade, a cor/claridade, lapidação e histórico dos diamantes é possível fazer uma avaliação exata dos valores. Mas a janela, muito ampla, situa-se entre os 2 milhões (mínimo) e os 25 milhões, máximo.

Outra característica distintiva do anel é a forma dos seus diamantes. O oval com ombros triangulares é um clássico que privilegia “face-up spread” (parece maior no dedo do que um redondo do mesmo peso) e oferece cintilação contínua em vídeo — perfeito para redes sociais. Joalheiros ouvidos pela imprensa espanhola destacam ainda a escassez de pedras ovais acima dos 30 quilates, geralmente acessíveis apenas em subastas ou através de grandes distribuidores, releva o "As".

Não há, até ao momento, certificado público com quilates, cor, claridade e metal. Também não existe preço oficial da joalharia.