O ateliê OCUBO e a Immersive Gallery lançaram a primeira viagem de Metaverso dedicada à história da cidade, permitindo aos visitantes serem os protagonistas de mitos como o Cerco ou as Tripas à Moda do Porto.
A Immersivus Gallery, localizada nas Furnas da Alfândega do Porto, estreou a experiência “You Are The Legend: Experiência Metaverso (LBVR)”, um novo capítulo do espetáculo permanente “Porto Legends – The Underground Experience”.
Desenvolvida pelo ateliê português OCUBO em colaboração com o historiador Joel Cleto, a iniciativa recorre à tecnologia de metaverso para transformar o público nos próprios heróis das narrativas históricas da cidade.
Através desta vertente interativa e multinível, os visitantes são convidados a explorar cenários do passado, cumprir desafios em simultâneo com outros participantes e proteger o património imaterial portuense.
A experiência junta-se à viagem imersiva já existente, que conta com a narração das vozes de Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa para dar vida a dez lendas emblemáticas, como o Terramoto de 1755, o Tesouro da Serra do Pilar e a origem das Tripas.
“O metaverso, pela sua capacidade única de nos transportar para uma nova dimensão de realidade e juntamente com outras pessoas, assumiu-se como uma evolução natural da experiência, aprofundando ainda mais a vivência dos segredos que fazem da Invicta o ícone cultural que hoje é”, destacou Edoardo Canessa, Direor da Immersivus Gallery em comunicado.
A atualização do espaço traz ainda a instalação “Become the Legend: MorphAI”, que recorre a ferramentas de Inteligência Artifiial para permitir aos visitantes transformarem a sua própria imagem nas personagens e protagonistas do espetáculo.
A exposição “Porto Legends: The Underground Experience” pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10 horas e as 13 horas e das 17 horas às 18 horas. Os bilhetes variam entre os 11€ e os 15€, estando a decorrer uma campanha especial de abertura com 20% de desconto até ao dia 30 de agosto. Os bilhetes podem ser adquiridos no site do Portugal Agenda ou na bilheteira local.
