No filme "Hollywood Ending" é dada a conhecer a história de Val Waxman, personagem interpretada por Woody Allen. Um realizador de cinema norte-americano, quando confrontado com a dimensão do novo blockbuster que terá de produzir, sofre um episódio de cegueira momentânea. O realizador esconde o sucedido de toda a equipa e tenta realizar o novo filme completamente às cegas. E consegue.
Claro que se trata de um filme com uma história ficcional e na vida real nem tudo funciona assim. A mensagem que importa reter aqui é que tudo é possível com empenho e dedicação. Mas quantas vezes deu por si a ver uma série ou um filme, e a pensar que se calhar até teria jeito para participar numa grande produção de Hollywood mas, por receio ou falta de incentivo, nunca avançou? Agora já não tem desculpa.
A New York Film Academy (NYFA), uma das maiores instituições cinematográficas a nível internacional, vem a Portugal a 19 de abril para a realização de um workshop orientado por Paul Brown. O conceituado produtor, realizador e guionista, responsável por produções como "Ficheiros Secretos" e "Quantum Leap", será o orador do evento que tem como objetivo dar a conhecer os segredos que estão por trás das grandes histórias.
"Muitos dos filmes têm o entretenimento como único objetivo. Os melhores filmes são aqueles que têm o poder de inspirar, desafiar e transformar os espectadores — permanecendo no coração e nas mentes de quem os vê", lê-se na página de promoção ao evento.
No programa do workshop está prevista a visualização de "WALL-E", o filme premiado da Pixar que estreou pela primeira vez nos cinemas em 2008. A ideia é demonstrar como grandes histórias, protagonizadas por personagens fortes — em que o seu carácter e um sentido único de missão as distingue —, são fundamentais para cativar o público através de um sentimento de identificação.
"Neste workshop serão transmitidas todas as ferramentas necessárias para a construção de narrativas que tenham tanto de entretenimento como de emocionante." O evento é direcionado a todos os aspirantes a produtores de cinema, e não é necessário que os candidatos tenham experiência profissional para terem o lugar assegurado.
O evento será composto por duas sessões diferentes. O workshop, que começa às 17 horas, terá uma duração total de duas horas. Às 19 horas, terá início a sessão informativa — que servirá para dar a conhecer a instituição cinematográfica, os programas disponíveis para estudo, os preços por inscrição e as várias opções de cursos nos mais diversos regimes.
A NYFA está já a aceitar inscrições mas é melhor despachar-se: os lugares são limitados e já estão a ser preenchidos.