A KidZania é um parque temático para os miúdos, pensado e concebido para simular a vida dos adultos na sociedade, mas adaptado à escala dos mais pequenos. Aqui, as crianças podem aprender e viver como um adulto, escolhendo uma das 60 profissões que existem no parque, e gerindo o seu próprio dinheiro (a moeda são os “kidZos”). A isto se chama “Edutainment”, ou seja, educação através do entretenimento. Mas há mais. A KidZania também tem um lado de consciência social e cívica, que é passado às crianças de forma lúdica.

Quais são então os benefícios de pôr as crianças a calçarem os sapatos dos adultos?

1. Mostrar-lhes a diversidade de profissões que existem na sociedade

Não querendo destruir as aspirações ou sonhos de cada um, mas as crianças têm de perceber que há uma enorme diversidade profissional na sociedade, que vai muito além dos clássicos médico, professor, bombeiro, mecânico ou astronauta. Na KidZania, os miúdos podem ter, por uns minutos, mais de 60 profissões diferentes, experimentar cada uma e perceber quais as suas aptidões e em que sectores se enquadram melhor, através dos seus próprios gostos pessoais.

2. Dinheiro: fazer contas, poupar e ir às compras

“É em pequenino que se aprende a ser poupadinho”, pode ser a adaptação perfeita do provérbio clássico. A KidZania tem o seu próprio sistema económico e usa como moeda o kidZos. Com estes tostões, os seus pequenos cidadãos podem aceder aos vários serviços dentro desta mini-cidade, desde compras de supermercado, a idas ao cabeleireiro, aluguer de carros ou abastecer os veículos no posto GALP, entre muitos outros. Mas claro, aqui vão aprender a fazer a gestão do seu orçamento individual. Trabalham para ganhar KidZos, que depois vão usar nos vários serviços do parque. Quando os KidZos acabam, têm bom remédio: vão trabalhar para ganhar mais. Se acumularem muitos, podem também ir ao banco depositar o dinheiro.

3. A comida não vem feita para a mesa

Na KidZania, a oferta gastronómica é competitiva: há uma escola de culinária, vários restaurantes de cadeias conhecidas, snacks, sumos e sobremesas. Ambiente ótimo para os mais gulosos, mas ainda melhor no que toca a aprender o que está por detrás destas profissões, nomeadamente a aquisição das melhores práticas de segurança e higiene alimentar na manipulação de alimentos e utensílios, adquirir uma consciência saudável sobre a alimentação e fomento do trabalho de equipa.

4. A importância de andar na Universidade

Aprender é coisa que fazemos todos dias e os mais novos são verdadeiras esponjas no que toca a saber coisas novas. Na KidZania, existe um espaço que promove ainda mais o conhecimento e a aprendizagem: a Universidade GALP KidZania. Neste estabelecimento de ensino, assim como na vida real, todos os estudantes têm como desafios escolher a área em que se querem formar, aprender a parte teórica da área, realizar exame final e ter uma experiência prática. O término desta “licenciatura” abre-se a possibilidade de trabalharem nesta universidade com o título de professor assistente, e ao mesmo tempo garantem uma remuneração superior à dos restantes visitantes nos estabelecimentos da sua área de especialização.

Aqui pretende-se valorizar os estudos e fomentar a progressão de carreira se se apostar na educação.

5. Circular no dia a dia

Um dos objetivos da KidZania é o de recriar a vida adulta para que as crianças a compreendam melhor. E isto implica várias tarefas como ir às compras, ir para o trabalho, circular numa estrada. Desta forma, as crianças têm de perceber a melhor forma de se movimentar pela “cidade”. Se adquirem um carro, aprendem que isso tem custos e responsabilidades, que os obriga a terem uma carta de condução (que podem tirar na KidZania), a aprenderem a conduzir, a entenderem a sinalética e as regras de circulação, ou a garantir a manutenção do carro, abastecendo-o com combustível no Posto GALP da KidZania. É aqui que também lhes são explicadas as regras de segurança necessárias para o abastecimento, mas também lhes é reforçada a ideia de que têm de ter atitudes de responsabilidade social, sensibilizando os miúdos para a existência de ecopostos energeticamente eficientes.

6. Vamos lá, equipa

O trabalho de equipa é uma forte componente da nossa sociedade, logo é um dos elementos-chave na KidZania. Nas várias atividades presentes no espaço, fomentar e promover o trabalho de equipa entre as crianças reforça a eficiência e eficácia da vida em sociedade, ao mesmo tempo que se estimula o relacionamento interpessoal e a importância do papel individual que cada um tem no grupo.

7. Porque a vida não é só trabalho

Por fim, para as crianças perceberem que os adultos não são só trabalho e que a vida não é enfadonha — a componente do lazer é bastante importante. Dentro do complexo da KidZania existe uma discoteca, um estádio, uma escola de ritmos, teatro, rádio e pinturas faciais. Estas atividades mais lúdicas desenvolvem a criatividade de cada um ao mesmo tempo que reforçam a comunicação e ligações interpessoais.

É a brincar é que aprendemos a crescer e a sermos melhores adultos. E porque a vida tem que ser levada de forma feliz e com sorrisos, brincar aos adultos pode ser muito mais benéfico do que se possa pensar à primeira vista. Na KidZania os miúdos podem ser adultos, mas à maneira deles.