Os Fashion Awards 2025 tomaram conta do Royal Albert Hall esta segunda-feira, 1 de dezembro. Sob a nova liderança de Laura Weir no British Fashion Council, a cerimónia apresentou mudanças, marcadas por novas categorias e novas intenções, mas manteve o seu grande propósito: celebrar quem continua a redefinir a indústria da moda.

Jonathan Anderson conquistou o título de Designer do Ano pela terceira vez consecutiva, Sarah Burton foi distinguida pelo trabalho que tem feito na Givenchy e Grace Wales Bonner voltou a sublinhar o seu impacto ao vencer como Designer de Moda Masculina. Contudo, o momento mais esperado da gala é sempre aquele em que se escolhe o Modelo do Ano.

De anónima num festival a supermodelo. Anok Yai é a Modelo do Ano e estas 20 fotos deslumbrantes provam-no
De anónima num festival a supermodelo. Anok Yai é a Modelo do Ano e estas 20 fotos deslumbrantes provam-no
Ver artigo

Este ano, essa conquista ficou a cargo de Anok Yai. A modelo de 27 anos, que é filha de sul-sudaneses, nascida no Egito e que emigrou para os Estados Unidos em tenra idade, começou na indústria há menos de uma década e foi descoberta com uma simples fotografia num festival universitário. Tudo aconteceu em 2017, ficou absolutamente viral e, desde então, nunca mais parou.

Para a ocasião, Anok Yai escolheu um vestido de Dilara Findikoglu. No entanto, outro dos grandes destaques da noite foi o facto de Stella McCartney ter anunciado uma nova colaboração com a H&M, o que levou com que vários dos convidados, como Anitta, Emily Ratjkowski ou Amelia Gray, decidissem pô-la imediatamente à prova.

Uma coisa é certa: de Valentino a McQueen, passando por Tolu Coker a FEBEN, a noite fez-se de contrastes. Houve brilho até dizer chega, sombras, cores que brilhavam no escuro. Se quer ver o que vestiram os convidados, espreite a fotogaleria.

Clique na fotogaleria

Fotos: Instagram/@davebenett