Globos de Ouro 2026. Nuno Markl emocionou e Bruno Nogueira fez rir com humor negro. 6 momentos marcantes da gala

A 30.ª gala dos Globos de Ouro da SIC teve discursos emotivos, humor negro, prémios surpresa e um regresso musical a 1996. Recorde os momentos da noite.

A noite prometia vestidos de gala, estatuetas e discursos de agradecimento. Entregou tudo isso, claro. Mas a 30.ª edição dos Globos de Ouro da SIC também teve Nuno Markl a falar, com emoção e humor, da recuperação após dois AVC, Bruno Nogueira a transformar uma perda familiar numa piada arriscada e Joana Marques a receber um prémio sem sequer estar no Coliseu dos Recreios.

O vestido conquista, mas as joias de meio milhão também. Os segredos do look de Carolina Patrocínio nos Globos de Ouro revelados à MAGG
O vestido conquista, mas as joias de meio milhão também. Os segredos do look de Carolina Patrocínio nos Globos de Ouro revelados à MAGG
Ver artigo

No sábado, 26 de setembro, Clara de Sousa voltou a conduzir a cerimónia que reúne algumas das figuras mais conhecidas da televisão, do cinema, da música e do humor portugueses.

Houve vencedores esperados, distinções que apanharam os homenageados de surpresa e uma atuação de Dulce Pontes que fez a gala recuar três décadas. Entre gargalhadas e momentos de nó na garganta, estes foram os episódios que marcaram os Globos de Ouro 2026.

Nuno Markl emocionou o Coliseu

Nuno Markl recebeu o Globo de Personalidade do Ano em Entretenimento e subiu ao palco acompanhado pela irmã, Ana, e pelo filho, Pedro. O radialista falou dos dois AVC que sofreu em novembro do ano passado e agradeceu aos bombeiros e aos profissionais do SNS que cuidaram dele.

Fiel a si próprio, ainda encontrou espaço para fazer uma piada. Mas foi quando falou do que perdeu, como a capacidade de abraçar as pessoas com os dois braços e de caminhar como antes, Nuno que o discurso ganhou outra força. Markl voltou ao palco mais tarde: “Taskmaster”, o programa que apresenta com Vasco Palmeirim, venceu o prémio de Melhor Projeto de Entretenimento.

Bruno Nogueira fez da tragédia uma piada

“Ruído”, de Bruno Nogueira, venceu o Globo de Melhor Projeto de Humor. Ao receber o prémio, o humorista recordou que tinha sido nomeado no ano passado, mas não ganhou. Na manhã seguinte, morreu o pai. Contou então que, ao perguntar a uma enfermeira pelas últimas palavras dele, ouviu: “A SIC matou-me”.

Bruno Nogueira juntou à história as cinco nomeações anteriores de Nuno Markl e os dois AVC que o radialista sofreu no ano passado. O remate foi um agradecimento à SIC e à revista “Caras” por terem “assassinado o meu pai e 50% do Markl”.

Joana Marques ganhou a partir de Bruxelas

Joana Marques não estava no Coliseu: encontrava-se em Bruxelas com o espetáculo “Migas In”, ao lado de Bumba na Fofinha. Ainda assim, participou à distância para receber o Globo de Personalidade do Ano em Humor. Nem o facto de estar longe a impediu de fazer piadas sobre o vestido, a avó e a sua particular “luta contra o matriarcado”

João Baião e Daniela Ruah foram surpreendidos

Os 30 anos dos Globos de Ouro deram origem a prémios especiais. João Baião recebeu o seu das mãos de Júlio Isidro e admitiu que não estava nada à espera. Recordou os anos de teatro, os colegas de televisão e as equipas que o acompanharam ao longo da carreira.

Daniela Ruah também foi surpreendida com uma distinção pelos 30 anos da Ficção. A atriz, que ganhou projeção internacional em “NCIS: Los Angeles”, aproveitou o momento para agradecer às pessoas que fizeram parte do seu percurso em Portugal e nos Estados Unidos.

Dulce Pontes trouxe de volta a primeira gala

Três décadas depois da estreia dos Globos de Ouro, Dulce Pontes regressou ao palco para interpretar “Canção do Mar”. A viagem musical ao passado foi um dos pontos altos de uma noite que também contou com atuações dos Delfins, HMB, Mariza, Fischer-Z e Katrina.

Entre os vencedores, José Condessa foi distinguido pelo papel na segunda temporada de “Rabo de Peixe”, Maria João Bastos venceu como Melhor Atriz de Ficção por “Páginas da Vida” e Rosa Mota recebeu o Prémio Mérito e Excelência.

Espreite aqui todos os vencedores.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.

Veja também

Scroll to Top