"(Re)Descobrir PDL" é o nome do programa apresentado pela Câmara de Ponta Delgada, em São Miguel, nos Açores, para impulsionar o turismo na região no pós-confinamento, oferecendo para isso várias actividades turísticas de forma gratuita.

Visitas guiadas ao centro histórico da cidade, observação de baleias, passeios de jipe, de barco ou a cavalo, ou a realização de mergulho e de pesca costeira, são alguns dos exemplos do que pode fazer sem ter de pagar nada.

Porto Santo. Saiba o que fazer, comer e visitar na ilha que Marcelo escolheu para as férias
Porto Santo. Saiba o que fazer, comer e visitar na ilha que Marcelo escolheu para as férias
Ver artigo

Os munícipes de Ponta Delgada, a quem se dirige a oferta, terão apenas de garantir lugar nas atividades, porque sendo gratuitas, esgotam rápido. Basta que estejam atentos a cada segunda-feira, dia em que é lançado um conjunto de 117 vagas para as 16 actividades semanais, que decorrerão às sextas-feiras, sábados e domingos, de acordo com o site "Presstur". As inscrições poderão ser realizadas junto da Associação de Guias Informação Turística dos Açores e da Associação de Empresas de Actividades Turísticas.

"A medida visa apoiar os guias do turismo e as empresas de animação, ao mesmo tempo que usamos esse mecanismo para incentivar os nossos munícipes a descobrirem com outro olhar o nosso concelho", disse o vereador da Acção Social, Paulo Mendes, após a apresentação do projeto esta sexta-feira, 7 de agosto.

Antes de viajar, lembre-se que terá de fazer o teste de despiste à COVID-19 nas 72 horas antes da partida do voo do aeroporto de origem, para que o possa apresentar no momento da chegada ao arquipélago. "Até ao início da viagem, deve manter uma postura responsável, adotando as medidas de prevenção e contenção recomendadas pelas autoridades de saúde", recomenda o Governo dos Açores.

A Região Autónoma dos Açores tem atualmente 179 casos confirmados de COVID-19, 16 mortos, e um total de 136 casos recuperados.