Para muitos, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e aquela onde se vai buscar energia para as horas de trabalho que se seguem. Por isso, importa que saibamos escolher bem aquilo que consumimos pois a verdade é que quando começamos o dia a comer mal, é provável que o resto das escolhas não sejam também as mais acertadas.

5 receitas de bowls para um pequeno-almoço delicioso e cheio de cor
5 receitas de bowls para um pequeno-almoço delicioso e cheio de cor
Ver artigo

A boa notícia é que para todos os pratos, até para aqueles que muitas vezes estão associados a um nível calórico mais elevado, há sempre alternativas mais saudáveis. Muitas vezes, o segredo está nos ingredientes que lhes adicionamos e no tipo de produtos que usamos para a confeção da massa.

Fazer panquecas deixou há muito de ter uma receita única e estas sugestões são a prova disso. São ótimas para o pequeno-almoço, para o lanche ou ainda para levar na lancheira e comer como snack nas pausas de trabalho. Além disso, dão para toda a família e são opções ideais para cativar os mais novos a comer de forma saudável. A pensar em todos, reunimos seis receitas simples e variadas.

Panquecas de queijo fresco 

Panquecas
créditos: Iara Rodrigues

Ingredientes: 

— 1/2 chávena de farinha de aveia (ou flocos de aveia triturados até obter farinha)
— 3 ovos
— 1 queijo fresco magro (180g)
—  1 colher de sopa de mel
— 1 colher de sobremesa de canela em pó
— 1 colher de chá de fermento em pó ou bicarbonato de sódio

Modo de preparação: 

Numa tigela, misture bem os ingredientes secos: a farinha de aveia, a canela em pó e o fermento em pó (ou bicarbonato) e reserve. Numa segunda tigela, misture os restantes ingredientes: os ovos, o queijo fresco e o mel até obter uma mistura uniforme. Depois, deite o conteúdo da primeira tigela (a dos ingredientes secos) na segunda tigela e misture bem, até obter uma massa homogénea.

Aqueça uma frigideira em lume médio, unte com o óleo de coco e deite uma parte da massa (cerca de 3 colheres de sopa). Cozinhe de cada lado até que as panquecas adquiram uma cor dourado-castanho e repita o processo até terminar a massa. Sirva com fruta laminada, extra de queijo fresco ou canela em pó.

Esta receita é da nutricionista "Iara Rodrigues". 

Panquecas de alfarroba e laranja

Panquecas
créditos: Bárbara Nutrição

Ingredientes: 

— 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
— 2 colheres de sopa de farinha de aveia natural
— 1 colher de sobremesa de canela
— 1 ovo
— 3 colheres de sopa de sumo de laranja (meia laranja grande)

Modo de preparação: 

Misture todos os ingredientes num copo medidor ou liquidificadora. Numa frigideira antiaderente, coloque uma colher de chá de óleo de coco (só para garantir que a massa não pega) e com uma colher de sopa faça várias panquecas. Deixe cerca de um minuto em cada lado em lume alto e ficam prontas. Para enfeitar e acompanhar, pode usar a outra metade da laranja e ainda uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim e pepitas de cacau.

Esta receita é do blogue "Bárbara Nutrição". 

Panquecas de batata doce

Panquecas
créditos: Wholeheartedly

Ingredientes: 

— 1 batata-doce grande (assada e fria)
— 2 ovos
— 1 colher de chá de canela
— óleo de coco para fritar (opcional)

Modo de preparação:

Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto. Retire a casca da batata doce e amasse bem a polpa. Misture a batata-doce com os ovos e a canela até formar uma massa fina. Adicione um pouco de óleo de coco à frigideira, se necessário, depois coloque um pouco da mistura e frite de um lado até que apareçam bolhas no topo e o outro lado esteja firme. Vire e cozinhe do outro lado e por fim retire da frigideira e repita o processo para o resto da massa.

Esta receita é do blogue "Wholeheartedly".

Panquecas de mirtilos

Panquecas
créditos: papinhas_da_xica/Instagram

Ingredientes: 

— 1 chávena de farinha para bolos
— 1 ovo médio
— 150 ml de leite ou bebida vegetal
— 2 mãos de mirtilos
— 1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparação: 

Coloque a farinha numa taça. De seguida, faça um buraco no centro da farinha e parta o ovo de maneira a que caia nesse buraco. Com um garfo, bata, cuidadosamente, o ovo com a farinha. Adicione uma pequena porção de leite e continue a bater. Repita este mesmo processo até o leite acabar.

Depois, junte os mirtilos à mistura e numa frigideira, coloque o óleo de coco. Quando este estiver quente, verta cerca de duas colheres de sopa de massa para a frigideira e deixe cozinhar durante, aproximadamente, dois a três minutos de cada lado.

Esta receita é do blogue "Papinhas da Xica". 

Panquecas de banana com cacau

Panquecas
créditos: Iara Rodrigues

Ingredientes: 

— 100ml de claras (2 claras médias)
— 1 banana
— 1 colher de sobremesa de linhaça moída
— 1 colher de sobremesa de cacau em pó
—  1/2 colher de café de fermento
— morangos ou frutos vermelhos (opcional)
— canela em pó (opcional)

Modo de preparação:

Deite num liquidificador ou processador de alimentos todos os ingredientes. Cozinhe a massa recorrendo a uma frigideira antiaderente de pequena dimensão. Quando a superfície do utensílio estiver quente, deite uma pequena porção da massa (equivalente a uma concha de sopa) e espalhe. Ao servir e se quiser, decore a panqueca com morangos laminados ou frutos vermelhos e polvilhe com canela em pó.

Esta receita é da nutricionista "Iara Rodrigues". 

Panquecas de aveia com açaí e banana

Panquecas
créditos: Loveat

Ingredientes: 

— 200g de farinha de aveia integral
— 200ml de bebida de amêndoa não adoçada
— 1 ovo
—  1 banana
— 100g de açaí e polpa
— 4 morangos
— 1 colher de sobremesa de coco ralado
— 1 pitada de sal

Modo de preparação: 
Misture a farinha, o ovo, o sal e a bebida de amêndoa com uma vara de arames.  Depois, coloque uma frigideira antiaderente ao lume com um fio de azeite e verta meia concha de sopa de massa de panquecas. Deixe cozinhar até formar bolhinhas na superfície. Vire, cozinhe mais 1 minuto e retire. Repita o processo até acabar a massa. Depois, triture a banana e o açaí num processador até formar um puré uniforme e verta sobre as panquecas. Corte os morangos em metades, sirva por cima do puré e polvilhe tudo com coco ralado.
Esta receita é do blogue "Loveat".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.