O livro “Vegan para Todos” de Rita Parente, 26 anos, e André Nogueira, 29 anos, chegou à redacção da MAGG acompanhado por um apetitoso frasquinho com granola. Experimentámos e tivemos a certeza: é a melhor que algum dia provámos — tanto que desapareceu em dois dias, sem sequer a termos misturado com um smoothie ou iogurte. Não resistimos.

Numa altura em que esta combinação de sementes e cereais está disponível em dezenas de formatos nos supermercados, há muitas dúvidas sobre qual será a opção mais segura. Apesar de popularmente conhecida por ser saudável, aquilo que é facto é que as comercializadas pelas grandes marcas costumam ter adição de açúcar refinado e gorduras más, os ingredientes que lhes conferem a textura e sabor tão viciantes.

10 snacks “saudáveis” que as nutricionistas vão cortar da sua dieta
10 snacks “saudáveis” que as nutricionistas vão cortar da sua dieta
Ver artigo

Os autores do blogue “Cocoon Cooks”, lançado em 2016, encontraram a fórmula caseira que tem tanto de equilibrado como de saboroso. O açúcar refinado é substituído pelo de coco, o mesmo fruto que dá origem ao óleo utilizado. Com um tempo de preparação de cerca de 30 minutos, tem ainda aveia, flocos de arroz tufado, sementes de chia e morangos.

O teste para chegar a esta fórmula surgiu há um ano. “Coco e morango são uma fórmula perfeita”, diz à MAGG Rita Parente “Quando fizemos a primeira vez ficámos fãs”.

A receita que faz parte do livro foi a escolhida entre várias opções. O casal descobriu o melhor método para criar esta mistura, que vai testando com diferentes sabores. No blogue encontram-se mais. Entre as preferidas dos autores estão também a de gengibre e pêra e a “super crocante.”

Faça a melhor granola do mundo

Ingredientes:
250 gr de flocos de aveia
45 gr de arroz tufado
55gr de amêndoa laminada
2 c.sopa de sementes de chia
35g de açúcar de coco
60 ml de óleo de coco virgem derretido (mas não quente)
60 m de xarope de ácer à temperatura ambiente
2 c. de chá extrato de baunilha
100 gr de lascas de coco
50gr de morangos liofilizados
50 gr de coco ralado

Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 175 graus.
Adicionar a aveia, o arroz tufado, a amêndoa laminada, as sementes de chia e o açúcar de coco numa tigela, até estar tudo bem incorporado. Misturar bem o óleo de coco com o xarope de ácer e o extracto de baunilha numa tigela, até estar tudo bem incorporado. Verter a mistura sobre os ingredientes secos e envolver bem, garantindo que não ficam as sementes de chia e açúcar no fundo da tigela. Espalhar a mistura sobre uma travessa (ou duas, se não tiverem uma suficientemente grande) forrada com papel vegetal e colocar no forno. A granola deve ficar bem espalhada pela travessa, para garantir que tudo cozinha uniformemente.

Colocar a granola no forno durante oito minutos. Retirar a travessa do forno, acrescentar as lascas de coco à travessa e misturar bem a granola. Voltar a colocar no forno para a segunda metade da cozedura, durante sete minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente. A granola torna-se mais crocante à medida que arrefece. Depois de arrefecida, juntar os morangos e o coco ralado e envolver. Guardar num recipiente ou frasco hermético.

80 receitas vegan para quem "gosta de comer bem"

Estamos apaixonados por esta granola saudável do livro “Vegan para Todos”.  E damos-lhe a receita

André Nogueira é fotógrafo e Rita Parente é designer gráfica. São naturais de Faro, a cidade para onde decidiram voltar depois de uma temporada em Lisboa. Ela estava no Village Underground. Ele fotografava eventos e outras propostas que fossem surgindo. Cansaram-se da cidade. “É como diz a frase, 'está-se bem no Algarve'.” Atualmente trabalham em projetos em regime freelancer e desenvolvem, em simultâneo, o seu trabalho em conjunto em casa, na cozinha.

Quer seja para o blogue ou para o livro, o casal é que trata de tudo: além das propostas de pequenos-almoços, snacks, pratos, bebidas ou sobremesas, é responsável pelas fotografias e design presentes nas 256 páginas que compõem “Vegan para Todos”. Rita Parente e André Nogueira estão por de trás do aspeto de outros livros, como é o caso daqueles que foram lançados pela apresentadora Isabel Silva, “O Meu Plano do Bem” e “A Comida que me faz Brilhar”. Mas quem é que cozinha? “É quase como se eu fosse a chef e o André o subchefe”, diz Rita Parente.

“Vegan para Todos” resulta do trabalho de um ano, em que o casal foi testando e fechando várias receitas, que inicialmente iriam compor um e-book. “Entretanto recebemos a proposta da Zero a Oito” que nos desafiou a criar o livro”, explica Rita.

Apesar de ser constituído por mais de 80 receitas vegan — para todas as refeições, umas mais complexas, outras mais simples e rápidas — o livro é para todos, procurando satisfazer as vontades de quem “gosta de comer bem e provar delícias de fazer inveja a qualquer um.”

Estamos apaixonados por esta granola saudável do livro “Vegan para Todos”.  E damos-lhe a receita

A entrada no mundo vegano aconteceu por um motivo infeliz. “Ironicamente, foi uma experiência profundamente negativa que nos levou a acontecimentos tão positivos”, diz. Tudo aconteceu há seis anos: “O meu pai foi diagnosticado com cancro do estômago e dez meses depois faleceu. Ao que tudo indicava, era um modelo a seguir, segundo os hábitos ocidentais.”

Não era grande apreciador de carnes vermelhas, mas a proteína de origem animal estava em todas as refeições. Tinha muitas azias e digestões difíceis, achando que eram sintomas que não careciam de especial atenção. “Não temos acesso a verdades absolutas, mas acredita-se que os cancros de estômago ou esófago estajam relacionados com os hábitos alimentares”, diz. “E se ele estava susceptível a uma doença destas, nós também estávamos.”

Leram, estudaram, investigaram. Tornaram-se vegetarianos. Mais tarde, tornaram-se veganos. Como explicam no livro, “os motivos que impulsionaram a adoção deste estilo de vida são vários: pelos animais, pela saúde, pela sustentabilidade do nosso planeta, pela preservação das florestas e dos oceanos, pela paz mundial e pela erradicação da fome.”

“Vegan para Todos” dedica os primeiros capítulos a uma breve apresentação dos autores, da filosofia vegana, incluindo ainda algumas dicas práticas relacionadas com utensílios e ingredientes utilizados nas páginas seguintes. Chegou às livrarias esta terça-feira, 17 de abril. Está à venda por 18,99€.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.