Planear retira o inesperado da vida, mas também resolve muitos problemas. E é assim que deve ser na cozinha, quando a rotina casa-escritório-escritório-casa se apodera dos nossos dias. Convenhamos: dar as horas de trabalho por terminadas e entregarmo-nos às tarefas da casa é como que continuar o massacre. Que estafadeira.

Insistimos: ter as refeições da semana pensadas e cozinhadas ao domingo é garantir que há tempo para episódios de uma qualquer série da Netflix frente ao sofá, é garantir que se chega a casa, veste o pijama e — excepto quando há filhos — se desliga o cérebro.

São fáceis e saudáveis. 5 receitas para levar ao forno
São fáceis e saudáveis. 5 receitas para levar ao forno
Ver artigo

A semana de trabalho tem cinco dias, mas não terá de fazer uma receita diferente para cada um deles. Na realidade, com três pratos é capaz de providenciar comida para cada marmita e jantar.

Estas são as nossas sugestões.

Quiche de espinafres e parmesão (sem base de quiche)

receitas
Simply Beautiful

Ingredientes:
2 dentes de alho, esmagados
1 embalagem de espinafres congelados
2 chávenas de espinafres baby frescos
6 ovos grandes
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de natas
1/4 chávena de queijo feta
1/4 chávena de queijo parmesão, ralado
1 chávena de queijo cheider ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Retire o excesso de água dos espinafres descongelados, para que a tarte não fique com líquido no fundo, depois de ir ao forno. Numa frigideira, salteie o alho em azeite e junte uma pitada de sal e pimenta. Adicione os espinafres baby e salteie até que estes fiquem macios.

Numa taça média, misture os ovos, o leite, as natas e o parmesão. Tempere novamente com sal e pimenta. Entretanto, numa forma de tarte, espalhe spray de cozinha e disponha os espinafres descongelados na base. Por cima, coloque os espinafres baby salteados, seguidos do queijo feta. Por cima, coloque a mistura dos ovos, colocando depois o queijo cheddar. Espalhe ainda algumas folhas de espinafre baby no topo.

Leve ao forno durante 45 a 55 minutos, até o topo começar a ficar dourado.

Esta receita é do blogue "Simply Beautiful".

Arroz frito com todos

receitas
Cocoon Cooks

Ingredientes:
1 c. sopa azeite
1 cebola roxa, finamente picada
1 pimento vermelho, finamente picado
1 cenoura, descascada e cortada em quartos de rodelas finas
250 gr. tofu natural firme, lavado, escorrido e cortado em pequenos cubos
2 dentes de alho, sem gérmen e finamente picados
2 c. chá curcuma
1 c. chá sal marinho (ou mais, a gosto)
1/2 c. chá cominhos moídos
1/2 c. chá coentros moídos
1/2 c. chá paprika
1/2 c. chá pimenta-preta
1/4 c. chá gengibre em pó
1/2 cabeça de brócolo, cortada em pequenos floretes
1 chávena de ervilhas congeladas
1/2 chávena de água
3 chávenas de arroz basmati cozido
1/3 chávena de sementes de girassol
Gomos de limão
coentros picados (ou salsa)

Modo de preparação:

Começar por reunir, preparar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha. Aquecer o azeite numa frigideira bem grande sobre lume médio-alto. Juntar a cebola, o pimento e a cenoura e cozinhar durante cerca de 6 minutos, até que os vegetais fiquem tenros e a cebola fique translúcida, mas sem tostar. Juntar o tofu e o alho e cozinhar mais 6 minutos, misturando frequentemente, ou até que o tofu comece a tostar.

Acrescentar todas as especiarias as misturar bem para envolver. Deixar cozinhar mais 2 minutos para que os sabores das especiarias se cruzem. Juntar os brócolos e as ervilhas e cozinhar durante 2 minutos.

Verter a água para a frigideira sobre lume médio alto e tapar, para que os vegetais cozam a vapor durante 3 minutos. Destapar, misturar bem, e continuar a cozinhar em lume médio-alto até que a água evapore completamente.

Acrescentar o arroz basmati, uma chávena de cada vez, e as sementes de girassol, e envolver cuidadosamente. Cozinhar mais 5 minutos para tostar ligeiramente o arroz.

Servir de imediato, regado com sumo de limão e polvilhado com coentros picada a gosto.

Esta receita é do blogue "Cocoon Cooks".

Bolonhesa de lentilhas

receitas

Ingredientes:
50g de massa à escolha
100g de lentilhas laranja secas
100g de polpa de tomate ou passata
1 cenoura
1/2 cebola
2 colheres de chá de azeite
1 colher de chá de pimentão-doce
1/8 colher de chá de pimenta cayenne
Sal e pimenta-preta a gosto
Salsa para decorar

Modo de preparação:
Comece por picar finamente a cebola e refogue-a em azeite, em lume brando. Quando ficar translúcida, acrescente a cenoura em pedacinhos (eu gosto de cortar em fatias e depois em 4) e deixe cozer ligeiramente (acrescente um pouco de água, se necessário).
Junte então a polpa de tomate e tempere. Passado algum tempo, depois de a polpa ter perdido parte da sua acidez, acrescente as lentilhas e cubra com água. Deixe cozer e sirva com a massa previamente cozida (eu usei uma biológica de kamut que adoro) e salsa fresca picada.

Esta receita é do blogue "Laranja Lima".

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.