Independentemente de ter um tom de pele mais claro ou escuro, os cuidados com a exposição solar devem ser uma constante. É óbvio que pessoas com tons mais pálidos, sensíveis ou reativos devem apostar em fatores de proteção bastante elevados (FPS 50+, de preferência), enquanto as peles mais escuras podem diminuir o FPS à medida que a pele vai ficando bronzeada — embora nunca se deva usar menos de FPS 30 no rosto, sob a pena de a exposição solar envelhecer a cara mais rapidamente, e potenciar o surgimento de rugas.

Os autobronzeadores são seguros para a pele?
Os autobronzeadores são seguros para a pele?
Ver artigo

Felizmente, já não precisa passar horas ao sol ou submeter-se a processos mais agressivos como os solários para conseguir um tom tropical, mas natural, no rosto. Pode conseguir essa tonalidade com recurso à maquilhagem, em especial com os pós bronzeadores, o truque ideal para obter um bronzeado de sonho em segundos e sem agredir a pele.

Mas há dicas a reter: respeite o seu tom de pele e evite comprar pós vários tons acima do seu para não resultar num grande contraste de cores; aplique o produto onde o sol bate, no nariz e por baixo dos olhos, com batidas leves e, de seguida, espalhe pouca quantidade de forma uniforme pelo rosto.

Na fotogaleria, espreite as nossas nove sugestões de pós bronzeadores com diferentes acabamentos, dos mais mate aos brilhantes, e escolha o seu preferido.