É daquelas máximas que devem ser repetidas até à exaustão: o uso de protetor solar deve ser uma constante todo o ano, nas zonas do corpo expostas ao sol. Assim, mesmo nos meses mais frios, não se pode esquecer de incluir este tão importante produto na sua rotina de beleza de rosto. O problema? A ordem em que o aplicamos.

10 protetores solares para cuidar do rosto nas primeiras idas à praia
10 protetores solares para cuidar do rosto nas primeiras idas à praia
Ver artigo

Entre produtos de limpeza, séruns, cremes hidratantes, maquilhagem e o protetor solar, muitas mulheres ficam confusas sobre a ordem em que se devem aplicar estes produtos no rosto. E embora seja fácil decorar que o primeiro passo é a limpeza da cara e o último o protetor (a não ser que queira colocar maquilhagem e, nesse caso, o protetor solar é o último produto a aplicar no rosto antes de se começar a maquilhar), os diferentes produtos dedicados a proteger a pele da exposição solar podem alterar esta ordem. Falamos da diferença entre protetores químicos e minerais.

Protetores químicos e minerais: quais são as diferenças

Os protetores solares químicos funcionam como uma esponja: assim que estas fórmulas se fundem com a pele, absorvem os raios solares e quebram-nos para que o seu rosto permaneça protegido. Estes produtos são compostos por químicos que são absorvidos pela pele, e também absorvem os raios ultra-violeta, criando uma reação química que os transforma em calor, que é depois libertado através da epiderme.

Os protetores minerais, por outro lado, atuam como uma barreira contra os raios solares, para que a sua pele esteja fisicamente protegida. É por essa razão que são os mais indicados para pessoas com pele mais sensível, e para bebés e crianças mais novas.

Dado que os protetores solares químicos precisam de entrar na sua pele para funcionarem, o melhor é colocar o protetor químico logo a seguir aos produtos de limpeza, e só depois aplicar os restantes cremes. Isto porque, caso ponha no rosto o creme hidratante antes do protetor químico, este gesto pode diminuir a absorção dos ingredientes químicos do produto, deixando a sua pele mais exposta às agressões solares.

Já em relação aos protetores minerais, pode manter a ordem convencional, e aplicar estes produtos como a última etapa da sua rotina de beleza, antes da maquilhagem. Estes protetores refletem a luz, logo colocá-los antes de outros produtos podia diluir os mesmos, e comprometer a sua eficácia.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.