Os Oasis voltaram a reunir-se para uma digressão que começa esta sexta-feira, 4 de julho, e que está esgotada. Serão mais de 40 as atuações dos irmãos Gallagher, que, ao longo dos anos, estiveram envolvidos em várias polémicas. Recorde cinco delas.

Liam e Noel Gallagher estiveram desavindos durante mais de uma década. Porém, acabaram por colocar esses problemas de lado e anunciaram a Live '25 World Tour, que vai passar por Cardiff, Manchester, Londres, Edimburgo e Dublin, mas também pelo Brasil, Argentina, Chile, Austrália, Japão, México e EUA.

Alice Trewinnard está à espera do terceiro filho. Veja o vídeo da influenciadora
Alice Trewinnard está à espera do terceiro filho. Veja o vídeo da influenciadora
Ver artigo

Os preços para este retorno não foram nada simpáticos (entre 86,66€ e 320€). Ainda assim, houve uma procura imensa pelos bilhetes para assistir aos Oasis.

Os egos do par, bem como o consumo de drogas (como cocaína) não ajudaram a manter a paz. Desde os anos 70 que Noel e Liam têm uma relação conflituosa. "Preferia comer as minhas próprias fezes a voltar a estar numa banda com ele", afirmou Liam, em 2011.

1. Um arranque desastroso

Em 1994, os britânicos fizeram a primeira tour pelos Estados Unidos da América, que não correu bem, porque, num concerto em Los Angeles, estariam sob o efeito de metanfetamina e deram um espetáculo terrível, que culminou com Liam a bater em Noel com uma pandeireta e a abandonar o palco antes do fim. Noel desistiu da tour no dia seguinte.

2. A separação

Os dois britânicos chegaram a separar-se em agosto de 2009, quando Noel saiu da banda. Os dois tinham uma atuação marcada no festival Rock En Seine, em Paris, mas tinham andado aos murros um no outro pouco tempo antes, e começaram a viajar separados para os espetáculos. Foram cancelando apresentações e, em Paris, Liam terá sido violento com uma guitarra, o que foi a gota de água para Noel.

3. A lendária batata

A 24 de maio de 2016, Liam publicou uma fotografia de Noel no twitter com a legenda "batata". Seria a primeira de muitas (só no ano seguinte, foram pelo menos seis vezes), assim como recorda a "Rolling Stone". "Muitas pessoas dizem que preciso de me acalmar quanto ao Noel. Não até pararem o Twitter. Aquele idiota vai sempre ouvir das boas".

4. A recomendação irónica

Em outubro de 2017, Noel recomendou a Liam que fosse "ver um psiquiatra", durante uma entrevista ao "The Sunday Times", e com base na presença do irmão nas redes sociais. "Ele precisa de ver algum profissional", reforçou, destacando o egocentrismo do irmão.

5. As entrevistas recentes

Em janeiro de 2024, Liam disse ao "The Guardian" que o irmão sempre quis seguir a carreira a solo. "Se queres fazer a tua coisinha pequena por não estares a receber atenção suficiente, fica à vontade, amigo", disse. Todas estas etapas fizeram com que o regresso fosse improvável. Resta saber como irá correr.