A viagem para o Japão está cara? Que tal Viseu como alternativa? Acha que uma coisa não tem nada que ver com outra? É aí que se engana. Graças ao novo brunch do restaurante Nomiya, situado nesta cidado do centro de Portugal, vai poder provar a gastronomia japonesa sem ter de recorrer ao passaporte.
Este restaurante de cozinha japonesa nasceu em 2016 e, para os domingos deste outono, apostou num menu de brunch. Por 19€ por pessoa é possível comer sushi, ramen e noodles feitos segundo as técnicas originais japonesas e utilizando ingredientes vindos daquele país asiático.
Servido todos os domingos entre as 12h30 e as 16 horas, este pequeno almoço tardio conta com cinco momentos diferentes: otto-oshi, prato principal, 12 peças de sushi, sopa miso e aburi. Estão em causa pratos como ramen de peixe, frango, porco ou vegetais, salmão teriyaki, dourada grelhada, robalo grelhado, bife de atum e noodles.
O brunch japonês do Nomiya, tal como o resto da ementa, é desenvolvido e confecionado pelos chefs David Pereira e Tânia Sousa, que fazem questão de aplicar as técnicas japonesas em todas as propostas, sejam elas entradas, pratos principais, sushi ou sobremesas.
Aos domingos também vai ser possível provar o Kaiseki, um menu de degustação japonês mais sofisticado, com porções, sabores e texturas diferentes. Este menu, que vai custar 28€ por pessoa, inspira-se na cerimónia do chá, a refeição originalmente servida aos monges budistas com esta bebida.
*Texto atualizado a 2 de abril de 2023.