Não é maxi, mas é um super gelado para combater o calor do verão. Este gelado parece o Super Maxi da Olá — sim, aquele que normalmente damos às crianças —, mas qual é o adulto que não gosta do clássico sabor a baunilha coberto de chocolate crocante? Ainda por cima, esta receita adiciona mais uns toppings para provar que consegue superar a marca original.

A receita é do conhecido chef Fábio Bernardino, que durante meses foi presença assídua no programa "A Nossa Tarde", da RTP1, cuja último episódio da temporada foi no final de junho. 

Contudo, as receitas continuam a ser partilhadas pelo chef na página de Instagram e basta olhar bem para o modo de preparação para perceber que não tem de ser um profissional para pô-las em prática. Um dos exemplos é este gelado de baunilha com cobertura de chocolate, apenas com seis ingredientes — que habitualmente fazem parte da cozinha dos portugueses (pelo menos aqueles que de vez em quando se aventuram a cozinhar sobremesas).

Magnum de amêndoa caseiro com sabor a café. Veja a receita que vai ter de fazer este verão
Magnum de amêndoa caseiro com sabor a café. Veja a receita que vai ter de fazer este verão
Ver artigo

Ficamos sempre reticentes quanto a fazer gelado em casa, por ser mais fácil comprar diretamente num café ou supermercado, mas sabe ainda melhor comer um que foi feito por nós: está ali tempo investido, dedicação e superação. Quer ver como é verdade? Só tem de experimentar esta receita.

Gelado de baunilha com cobertura de chocolate

Gelado de baunilha com cobertura de chocolate
Gelado de baunilha com cobertura de chocolate créditos: instagram

Ingredientes

  • Três tabletes de chocolate 70% cacau
  • Duas colheres de sopa de manteiga de cacau
  • Um a dois ovos
  • 600 ml bebida vegetal de arroz ou nata ou leite
  • Uma colher de sopa de açúcar
  • Uma vagem de baunilha

Modo de preparação

Comece por colocar a bebida vegetal de arroz ou nata ao lume com os ovos, açúcar e o interior da vagem de baunilha. O preparado deve ser sempre mexido ao lume e nunca levantar fervura. Manter sempre em lume brando para o ovo não talhar. Deixe o preparado arrefecer um pouco e coloque nas formas molde de gelado a gosto. Coloque no congelador pelo menos duas horas. Derreta o chocolate em banho maria com a manteiga de cacau para ficar bem fluído. Retire os gelados do congelador, deixe aquecer um pouco para desenformar. Passe pelo chocolate derretido e ponha toppings a gosto.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.