Esta receita é um desafio para muitos pais e avós. Não porque seja complexa, mas porque a palavra "brownie" fica enrolada na língua e parece não querer sair. O mesmo não se pode dizer dos brownies de Teresa Cameira, que uma vez levados à boca, escorregam de imediato já a pedir uma nova dentada.
A criadora de conteúdos digitais é conhecida por partilhar pratos simples, nostálgicos, dicas para bem cozinhar e, de vez em quando, uns pecados para sobremesa que saltam à vista no feed. Os últimos foram então os brownies que, de acordo com a própria, são "os melhores brownies de sempre".
Talvez a mesma opinião tivesse Bertha Palmer sobre os brownies que pediu aos chefs de pastelaria do hotel Palmer House, nos Estados Unidos, para criar. A sua ideia era fazer uma sobremesa que fosse fácil de transportar a propósito da Feira Mundial de Chicago, em 1893, que celebrava o 400º aniversário da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo, em 1492. A história é contada pela "Forbes", que adianta que o nome só surgiu anos mais tarde, embora a receita sempre se tivesse mantido.
Assim, foi trazido até aos dias de hoje uma espécie de bolo em forma quadrada, compacto e com forte sabor a chocolate. "Sabes aqueles brownies decadentes, que se derretem nas mãos e colam aos dentes? São estes!", exemplifica Teresa Cameira com uma receita que já pode colocar em prática.
"Os melhores brownies de sempre"
Ingredientes
- 125 gramas de manteiga
- 100 gramas de chocolate negro
- 2 ovos
- 50 gramas de açúcar branco
- 50 gramas de açúcar amarelo
- 65 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa cacau em pó
- 6 colheres de chá manteiga de amendoim
- sal q.b.
Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos com o açúcar até formar uma espuma à superfície. Derreta a manteiga com o chocolate e adicione aos ovos batidos, mexendo bem. Peneire a farinha e o cacau e envolva bem até obter uma massa bem sedosa. Verta a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Disponha a manteiga de amendoim espaçosamente e com uma faca espalhe. Polvilhe com sal. Leve a cozer até que o topo aparente estar bem cozido, mas abanando a forma, o brownie ainda ceda um pouco. Deixe arrefecer totalmente antes de cortar.