Esta receita é um desafio para muitos pais e avós. Não porque seja complexa, mas porque a palavra "brownie" fica enrolada na língua e parece não querer sair. O mesmo não se pode dizer dos brownies de Teresa Cameira, que uma vez levados à boca, escorregam de imediato já a pedir uma nova dentada.

A criadora de conteúdos digitais é conhecida por partilhar pratos simples, nostálgicos, dicas para bem cozinhar e, de vez em quando, uns pecados para sobremesa que saltam à vista no feed. Os últimos foram então os brownies que, de acordo com a própria, são "os melhores brownies de sempre".

Os novos muffins saudáveis da Going Nuts "parecem uma nuvem" às primeiras dentadas
Os novos muffins saudáveis da Going Nuts "parecem uma nuvem" às primeiras dentadas
Ver artigo

Talvez a mesma opinião tivesse Bertha Palmer sobre os brownies que pediu aos chefs de pastelaria do hotel Palmer House, nos Estados Unidos, para criar. A sua ideia era fazer uma sobremesa que fosse fácil de transportar a propósito da Feira Mundial de Chicago, em 1893, que celebrava o 400º aniversário da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo, em 1492. A história é contada pela "Forbes", que adianta que o nome só surgiu anos mais tarde, embora a receita sempre se tivesse mantido.

Assim, foi trazido até aos dias de hoje uma espécie de bolo em forma quadrada, compacto e com forte sabor a chocolate. "Sabes aqueles brownies decadentes, que se derretem nas mãos e colam aos dentes? São estes!", exemplifica Teresa Cameira com uma receita que já pode colocar em prática.

"Os melhores brownies de sempre"

Ingredientes

  • 125 gramas de manteiga
  • 100 gramas de chocolate negro
  • 2 ovos
  • 50 gramas de açúcar branco
  • 50 gramas de açúcar amarelo
  • 65 gramas de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa cacau em pó
  • 6 colheres de chá manteiga de amendoim
  • sal q.b.

Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos com o açúcar até formar uma espuma à superfície. Derreta a manteiga com o chocolate e adicione aos ovos batidos, mexendo bem. Peneire a farinha e o cacau e envolva bem até obter uma massa bem sedosa. Verta a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Disponha a manteiga de amendoim espaçosamente e com uma faca espalhe. Polvilhe com sal. Leve a cozer até que o topo aparente estar bem cozido, mas abanando a forma, o brownie ainda ceda um pouco. Deixe arrefecer totalmente antes de cortar.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.