Este domingo, 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Pão (e também o da alimentação, já agora). Com uma receita básica, mas de aspeto apetitoso, Filipa Gomes pôs Portugal a fazer pão em casa na época mais grave da pandemia, em março de 2020, mas as dicas continuam a aplicar-se.
Filipa, 36 anos, que ficou conhecida por apresentar o programa "Prato do Dia" no canal "24Kitchen", mostra que para fazer pão em casa não é preciso força de braços, nem um forno de lenha. Basta misturar quatro ingredientes.
"A minha ideia era precisamente de dar uma receita que pudessem facilmente fazer em casa, sem grande técnica", diz Filipa à MAGG.
Este é um pão fácil, que pode fazer com a farinha que tiver por casa, e ficou rapidamente viral — ou não fosse o resultado final do pão acabado de sair do forno bem "crostudo", como diz Filipa no vídeo onde explica a receita. Quanto a essa já lá vamos.
Além do feedback em fotos, Filipa Gomes refere que algumas pessoas já lhe revelaram que passaram a fazer pão todos os dias ou que foi o primeiro que fizeram na vida. Será que Filipa tem receio de esgotar a farinha e o fermento dos supermercados com esta receita viral? "Muita gente disse-me que o fermento está esgotado. Não acho que tenha sido por causa do meu pão, mas talvez tenha ajudado, disse, entre risos, Filipa Gomes, em março de 2020.
Contudo, o pão, ao qual Filipa deu o nome de pãodemia, não tem de se resumir à farinha, fermento e água — os ingredientes base. À farinha de trigo, pode juntar outras, como a de trigo sarraceno, alfarroba, milho, e ainda completar com outros ingredientes: nozes e passas, uma das combinações de que Filipa mais gosta, ou ainda pedaços de queijo, chouriço e sementes.
Já para acompanhar, Filipa Gomes tem uma preferência: "Amo manteiga com sal ou queijo da ilha", conclui. Chega então o momento da receita. Explicamos como fazer.
Pãodemia
Ingredientes:
3 chávenas de farinha (cerca de 420 gramas)
1 chávena e 1/2 de água (360 gramas)
1 colher de café de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal
Modo de preparação:
Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8 a 12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250°C com uma panela lá dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa). Assim que estiver bastante quente, passe a massa para dentro da panela, tape e leve ao forno por 30 minutos. Tire a tampa e asse mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.
Dica para quem não tem panela de ferro:
Uma panela de inox que também dá. Confirme que a panela pode ir ao forno, que não tem borrachas nem plásticos. Dá também para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, tipo focaccia.
* Originalmente este texto foi publicado em março de 2020, tendo sido agora adaptado.