O café é possivelmente uma das bebidas mais controversas. Temos aqueles que alegam ser os "verdadeiros apreciadores" e que têm fortes convições: só se pode apreciar realmente o café se não tiver um grama de açúcar, jamais se coloca um pingo de leite (mais conhecido pelos portugueses como pingado) e o café mocha, que junta chocolate quente ao café expresso, é quase uma ofensa ao conceito da bebida. Por outro lado, temos aqueles que gostam do café com tudo, quer com whisky ou mesmo num bolo.

Contudo, quer seja mais ou menos rigoroso na escolha do café, mal começam a subir as temperaturas e não dispensa o seu café gelado ou iced coffee, como também é chamado. A base não é nada mais do que um café expresso e umas pedras de gelo e é precisamente para elevar o patamar desta bebida simples que lhe trazemos novas sugestões.

How About Coffee. O Areeiro já tem café de especialidade — e também tostas e bolos vegan
How About Coffee. O Areeiro já tem café de especialidade — e também tostas e bolos vegan
Ver artigo

Apesar de já ser possível irmos à rua, ficar em casa continua a ser uma boa ideia, por isso, é em casa que pode fazer estas experiências que, prometemos, não têm mais de três ingredientes (além da base) e num instante tem a bebida pronta a arrefecer a temperatura do corpo — e o vício de quem não passa sem café.

Claro que o famoso dalgona coffee tinha de fazer parte da lista, mas há mais opções irreverentes. Ora veja.

Café gelado com "leite" de coco

lidl
créditos: Lidl Reino Unido

Ingredientes:
3 colheres de chá de café instantâneo em pó
400 ml de água a ferver
200 ml de leite de coco

Modo de preparação:
Prepare os cubos de gelo com café com antecedência. Dissolva os grãos de café na água a ferver para criar uma chávena de café forte. Deixe arrefecer um pouco, despeje numa cuvete de gelo e congele durante quatro horas. Depois desse tempo, coloque 5 a 6 cubos de gelo de café num copo alto. Mexa bem o leite de coco, despeje no copo e misture um pouco com uma palhinha antes de servir.

Esta receita é da página do Lidl do Reino Unido.

Dalgona Coffee

café
créditos: deliciouseveryday

Ingredientes: 
2 colheres de sopa de água a ferver
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de café instantâneo
1 mais 1/2 chávena de leite ou bebida vegetal

Modo de preparação:
Adicione o açúcar, o café instantâneo e a água a ferver numa tigela de tamanho médio. (Apesar de parecer que deve usar uma tigela muito menor, a mistura aumenta de volume à medida que a vai bater). Bata até a mistura clarear e ter uma consistência espessa, semelhante a um iogurte. Adicione uma quantidade generosa de gelo num copo. Encha o copo cerca de três quartos com leite. Coloque a mistura de café batido por cima até o copo estar quase cheio. Mexa com uma palhinha até que o leite e o café batido estejam quase totalmente envolvidos.

Esta receita é do blogue "Delicious Everyday".

Café Gelado com Manteiga de Amendoim e Chocolate

café
créditos: vitamix

Ingredientes:
1 chávena (240 ml) de café frio
½ chávena (120 ml) de leite
3 colheres de sopa de molho de chocolate
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 mais ½ chávena (195 gramas) de cubos de gelo

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes num liquidificador. Mexa no ritmo mais baixo e aumente lentamente para a velocidade mais alta. Misture durante 30 segundos. Sirva com gelo extra, se desejar.

Esta receita é do site Vitamix.

Café gelado com baunilha

café
créditos: damndelicious

Ingredientes:
½ chávena de açúcar
½ colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de café em temperatura ambiente
2 colheres de sopa (ou mais) de leite ou creme

Modo de preparação:
Para fazer a calda, leve a lume médio o açúcar e uma chávena de água, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe arrefecer completamente e misture o extrato de baunilha. Reserve. Sirva o café sobre gelo, junte o leite ou mistura cremosa e um xarope simples, a gosto.

Esta receita é do blogue "Damn Delicious".

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.