
Há uma nova e temporária instalação imersiva no Amoreiras Shopping Center que, servindo-se da chuva, quer provocar-nos felicidade e paz. Esta obra sensorial envolve-nos com luz, cor e som (e dá grandes conteúdos para as redes sociais).
Inspirada no fenómeno natural da chuva e nos efeitos positivos que tem sobre a mente humana, esta iniciativa vem evocar a tranquilidade de uma chuva luminosa e etérea (e funciona mesmo). Como? Com recurso a milhares de luzes suspensas que simulam gotas de chuva brilhantes.
Rainlight, obra de Studio Irma, da artista holandesa Irma de Vries, teve como base o conceito dos iões negativos, que estão associados ao aumento da serotonina e ao sentimento de bem-estar. Se gosta de estar em casa enquanto ouve a chuva que cai lá fora, não pode perder esta proposta.
Esta instalação mega instagramável está longe de ser estática. Em vez disso, conta com padrões dinâmicos e vibrantes que contribuem para uma experiência visual e sonora impactante, que funciona quase como um refúgio emocional e visual, onde deixamos o mundo exterior e somos absorvidos por algo àparte.
A ideia, que teve a curadoria da SOTA - State of the Art, conta com imensos espelhos "para que não haja paredes". "Como podes não te sentir preso e com um espaço limite? Quando a luz está rodeada da ilusão de não existirem paredes, é só sobre as luzes, sobre estarmos conectados com a luz. Era isso que queríamos criar", explicou-nos Irma de Vries, que acredita que "a arte devia estar em todo o lado".
"Queria ter cheiro a erva fresca depois da chuva, mas é difícil de fazer e de encontrar. Acho que o devia fazer", adiantou, ainda, em entrevista à MAGG, aquando da inauguração, a 22 de abril, desta sua obra, que surgiu através de um convite. Irma não esconde estar a adorar Lisboa e deixa uma promessa: "vão ver mais de mim nos próximos meses".
Esta é a primeira vez da artista holandesa em Portugal. Referência internacional no universo da arte contemporânea, já conquistou um lugar de destaque no Moco Museum de Amesterdão, de Barcelona e de Londres, entre outros trabalhos.
Rainlight pode ser experienciada até 21 de maio, no piso 2 deste centro comercial em Lisboa, junto à escadaria central. A visita é gratuita, sendo possível efetuá-la todos os dias entre as 12 e as 22 horas.