Vem aí o primeiro quiz de cultura geral feito no Instagram em Portugal. "Vai Com Tudo", assim se chama o formato digital, vai estrear-se já esta terça-feira, 1 de novembro, às 21h30, no Instagram da MAGG. Idealizado pela MAGG e concebido em parceria com o SAPO, "Vai Com Tudo" será uma adaptação de um formato de sucesso, um concurso de cultura geral, em jeito de pergunta e resposta, pensado única e exclusivamente para o Instagram.

Por se tratar de um formato adaptado à forma como, atualmente, se usam as redes sociais, o programa apresentará uma dinâmica rápida em que a receita de sucesso do concurso tradicional é transportada para o imediatismo do digital.

Cada episódio do "Vai Com Tudo" contará com um participante diferente e terá 90 segundos.

Concorrentes, perguntas e o tempo a contar

Na condução do formato estará a apresentadora Mariana Azevedo que, depois de apresentar o concorrente a ir a jogo, dará início à seleção do tema das perguntas a serem feitas.

Haverá seis temáticas, mas só haverá um tema de perguntas por episódio. As temáticas serão as seguintes.

  • Filmes e Séries
  • Cultura Geral
  • História e Geografia
  • Música
  • Celebridades
  • Desporto

Uma vez escolhido o tema, de forma automática e aleatória, o desafio segue uma lógica de perguntas fáceis que vão ficando mais difíceis à medida que o concorrente se mantém em jogo. No total, serão feitas cinco perguntas. As quatro primeiras valem 5€ cada, enquanto a última valerá 500€ ou um prémio avaliado nesse valor — mas será, também, a mais difícil.

O concorrente em jogo poderá decidir parar na quarta pergunta, depois de acertar, ou seguir para a quinta e última. Se for com tudo, e arriscar responder à última pergunta, e falhar na resposta, perderá todo o dinheiro acumulado até então.

Ao longo de todo o desafio, haverá um relógio a cronometrar o tempo do concorrente que terá 45 segundos para responder às cinco perguntas (o que equivale a 9 segundos de resposta para cada). O concorrente terá liberdade total para gerir o tempo da forma que lhe parecer melhor, ou seja, responder a umas perguntas de forma mais rápida e a outras mais lentamente.

Haverá um episódio novo por dia do "Vai Com Tudo", de segunda a sexta-feira, no instaMAGG, a página oficial de Instagram da MAGG que, em janeiro deste ano, foi relançada com uma lógica diferenciadora e original — oferecer conteúdo pensado para aquela rede social, feito por uma equipa única, que não se encontra em mais lado nenhum.

"Aquilo que capta a atenção das pessoas, e os prende a um ecrã, não mudou assim tanto ao longo dos tempos. O que muda são as plataformas, os tipos e tamanhos de ecrã e o tempo de atenção que cada um dedica aos conteúdos", diz Ricardo Martins Pereira, publisher da MAGG.

É neste contexto que surge, precisamente, este novo projeto único em Portugal.

Um formato de que, historicamente, todos gostam

"O 'Vai Com Tudo' nasce precisamente para oferecer às pessoas um conteúdo que, historicamente, está provado que elas gostam — um concurso, em formato de quiz — mas pensado e adaptado à plataforma que elas hoje mais usam, o smartphone, e que irá viver no espaço onde elas passam mais tempo, as redes sociais. Também pensámos no formato de acordo com aquilo que consideramos ser o tempo de atenção ideal que uma pessoa poderá dedicar a ver este conteúdo: 90 segundos. As redes sociais são hoje um veículo de difusão de conteúdos de consumo rápido, imediato, mas que ao mesmo tempo podem envolver quem os consome, ensinar qualquer coisa, e ter um apelo extra, que é o jogo, as pessoas quererem assistir até ao fim para saber se o concorrente vai ganhar ou perder", continua Ricardo Martins Pereira.

A condução do formato ficará com Mariana Azevedo, alguém que "é um talento natural na comunicação" e que, acrescenta o publisher da MAGG, "muito em breve terá uma visibilidade muito grande".

"É uma comunicadora empática, divertida, expressiva, uma voz bonita e um sotaque nortenho carismático. Sentimos que tem o que é preciso para ser o rosto deste formato e, em breve, de novos desafios que o canal instaMAGG, lançado em janeiro deste ano e para o qual tem uma equipa própria de produção de conteúdo, irá criar."