Encontrámos o evento perfeito para entrar à grande no espírito natalício. A 30 de novembro e 1 de dezembro, o recém-inaugurado hotel Maison Albar - Amoure, em Braga, vai ser palco da estreia do mercado de Natal Amoure de Noel. E a entrada é gratuita.

Este mercado, que começou a ser organizado em julho, vem destacar o que é feito em Portugal, com uma seleção exclusiva de marcas nacionais tanto na organização como a participar.

"Queríamos chamar outro leque de pessoas, de outro nível, que pudessem ter possibilidades de gastar dinheiro em marcas portuguesas, uma vez que têm um custo maior na produção e o valor é altíssimo", reconhece Francisca Fernandes.

O Amoure de Noel pretende distinguir-se pela positiva entre tantos outros mercados de Natal dinamizados pelo País. Com uma vertente solidária, vem reforçar o compromisso social e a importância de ajudar a comunidade local ao doar parte das receitas à Cruz Vermelha de Braga.

Onde acontecerá o mercado?

Se quiser aproveitar para adquirir alguns presentes únicos para colocar por baixo da árvore de Natal e mimar quem mais merece, deve deslocar-se ao Maison Albar - Amoure, em Braga, considerado o espaço perfeito para acolher e transmitir a magia deste mercado.

"Achei que seria uma boa oportunidade, uma vez que o hotel foi inaugurado há pouquíssimo tempo, e as pessoas estavam curiosas por ver o espaço e conhecer", justifica uma das fundadoras do evento, Francisca Fernandes, à MAGG, sobre a escolha do local.

Este novo hotel, que complementa o conceito do mercado, é a segunda unidade do grupo hoteleiro francês em Portugal. Para além de contar com spa, ginásio, sauna, piscina interior e exterior, tem 26 quartos (incluindo seis suites). A aposta na gastronomia é forte, com o restaurante L'Amoure, encabeçado pelo chef francês Julien Montbabut, detentor de uma estrela Michelin.

O mercado será realizado num ambiente requintado, num espaço fechado e coberto no hotel, o que garantirá conforto aos visitantes, independentemente das condições climáticas. A experiência ficará completa com uma zona de alimentação dedicada.

Que marcas estarão presentes neste mercado de Natal?

"Queremos ajudar aquelas marcas nacionais que não são tão conhecidas e dar oportunidade de aparecerem", esclarece Francisca Fernandes. A maior parte dos projetos são 100% portugueses. Marcarão presença neste mercado marcas como:

  • Brigida (@brigidaconceptstore);
  • Le Trap (@le_trap_official);
  • Calya (@calya.jewels);
  • Zanzibar (@zanzibar.co);
  • Pureza (@pureza.tete);
  • CAIO (@caio_collection);
  • Carlota Cakes;
  • Maria Fina (@mariafina____);
  • TJBocept (@tjbocept);
  • In Secret (@insecret.jewellery);
  • Aura Interiores (@aurainteriores_).

Estão ainda confirmadas no evento influenciadoras digitais como Carol Curry, Catarina Curro, Maria Mendes, Maria Barbosa, Maria Ferreira Lemos e Beatriz Dias Marques.

Quem são as fundadoras do Amoure de Noel?

Este evento foi idealizado e está a ser planeado por Francisca Fernandes e Adriana Sá. A ideia partiu de Francisca Fernandes, que, enquanto fundadora da marca de roupa portuguesa Brigida Concept Store desde 2021, já tinha uma vasta experiência neste género de mercados.

"Tirei o curso de Design de Interiores, mas o que sempre gostei foi de estar no mundo da moda e apostar nas novas tendências, estar sempre a par, daí surgir a Brigida. O nome veio de uma falecida tia minha que era costureira e fazia sempre as nossas roupas. Quisemos homenageá-la e mantê-la presente entre nós", contou Francisca Fernandes à MAGG.

amoure de noel
amoure de noel Adriana Sá e Francisca Fernandes, as fundadoras do evento.

Por sua vez, Adriana Sá foi desafiada por Francisca Fernandes a organizar o evento. "O meu objetivo é organizar eventos que inspirem, desde pequenas celebrações até grandes projetos como este mercado. Quando comecei a preparar o mercado, tomei a decisão de começar o meu projeto. A minha filha chama-se Maria do Carmo e queria que tivesse algo que ver com ela", revela-nos a fundadora da Carminho Events.

O Amoure de Noel será o primeiro evento encabeçado por Adriana Sá, que, formada em Marketing, acabou por se aperceber do verdadeiro rumo que queria tomar. "Andei um bocado 'perdida' no meu sentido neste Mundo, a nível profissional, durante alguns anos", afirma.

"A minha experiência nos recursos humanos no grupo de empresas do meu pai ajudou-me a perceber a importância de encontrar uma carreira alinhada com a minha paixão por organizar eventos e criar experiências memoráveis", conclui. "Os mercados estão a ocupar-nos muito tempo, mas tenciono crescer e ser uma referência no mundo da organização", aposta Adriana Sá.

Uma parceria fundamental

Esta "parceria entre a Carminho Eventos e a Brigida Concept Store", que começou em junho de 2024, vem "juntar o que cada uma tem de melhor". Adriana Sá e Francisca Fernandes vêm juntar as competências para uma iniciativa de sucesso.

"Não queríamos que fosse apenas um mercado básico, como outros que acontecem nas ruas do Porto. Queríamos que fosse diferenciador", explica-nos Francisca Fernandes, que uniu forças com Adriana Sá para, em conjunto, aplicarem a sua experiência e paixão pelos seus projetos individuais neste mercado.

A parceria entre ambas "trouxe uma sinergia única ao mercado que promete investir em inovar" e reflete, de várias formas, os valores e criatividade das responsáveis.

Quem está envolvido neste projeto?

Além de Francisca Fernandes e de Adriana Sá, há muitas outras pessoas e entidades a contribuírem para o sucesso da primeira edição do Amoure de Noel e a apoiarem ativamente a iniciativa. A decoração do espaço vai ficar a cargo da Jasmin Design Floral (@jasmimdesignfloral) e as imagens serão captadas pela FILM ART TEAM (@filmarteam_studios).

Além da parceira de decoração e do parceiro de multimédia, também empresas como a Moments For You, a Stock Car, a Moreplay, a DVM Global e a Agência Abreu patrocinam o evento. A Câmara Municipal de Vila Verde também está envolvida no que toca ao caráter solidário deste mercado "com impacto social e na comunidade local".

"Em vez de termos aqueles cartazes normais com os logótipos, cada parceiro vai ter um pinheiro de Natal cedido pela Câmara Municipal de Vila Verde e vai decorá-lo à sua maneira. No fim do mercado, vamos vender esses pinheiros e o valor arrecadado vai para a Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, bem como parte do valor dos patrocínios", elucida-nos Adriana Sá.

Como tem sido a adesão ao Amoure de Noel?

"Temos tido um excelente feedback de todas as marcas que estão inscritas no mercado. O mercado é para as marcas e estamos mesmo a fazer com que se sintam importantes", assegura Adriana Sá.

"Estamos a garantir um serviço de alta qualidade, com uma abordagem personalizada que reflete o cuidado que temos com todas as marcas participantes", argumenta.

"Convidámos marcas mais específicas, abrimos inscrições voluntárias e fizemos a seleção, pesquisámos sobre cada marca para conhecer e saber quais se enquadravam melhor no nosso mercado", detalha Francisca Fernandes, sobre parte do processo.

"Esgotámos as inscrições uma semana após as abrirmos", revela Francisca Fernandes. Mesmo assim, a procura tem continuado, pelo que têm encaminhado as marcas para o mercado de verão, o Amoure Azure, que já está marcado para os dias 3 e 4 de maio. "Já temos edições marcadas até ao Natal de 2025. E vão ser todos no Maison Albar - Amoure", nota Adriana Sá.

As fundadoras não escondem a vontade de continuar a crescer e dinamizar o mercado, complementando sempre a vertente comercial das marcas com a vertente solidária e de impacto social, parte essencial do projeto.

Maison Albar - Amoure

Localização: Avenida da Câmara 22, Moure, Vila Verde, Braga
Contactos: 253 149 060 / site / Instagram