
Acabou-se a indecisão quanto a que bolos, pães ou salgadinhos coloca no seu saco, no supermercado. Por vezes, apetece levar tudo, e as escolhas nem sempre são acertadas. Mas esses dias pertencem ao passado, porque existe um critério que selecionou e destacou os produtos de excelência.
Falamos-lhe da distinção SABOR DO ANO, o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal. Este símbolo indica qualidade há quase 30 anos, pelo que terá sempre sucesso ao optar por produtos que o exibem, já que são considerados superiores à concorrência.
Assim, há um conjunto de alimentos de pastelaria e padaria (e não só) que já detêm este selo. Ao saber identificá-los, deixará de correr o risco de fazer escolhas menos acertadas. Tenha em conta que os vencedores destes prémios são divididos por várias categorias.
Como são escolhidos? E por quem?
Os produtos candidatos ao prémio são testados num exame gustativo onde não existe qualquer referência à marca (para, deste modo, se garantir a imparcialidade), baseando-se exclusivamente na avaliação sensorial de um painel de 80 consumidores, por sua vez selecionados tendo em conta com os seus hábitos de consumo.
Este momento decorre num reputado laboratório de análise sensorial em Portugal. Neste processo totalmente rigoroso, restrito e imparcial, são tidos em conta os seguintes critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global.
O produto em questão deve não só conquistar uma nota superior a seis (de um a dez) como ser a nota mais alta entre os concorrentes. Cumpridas estas normas, passa, então, a ser premiado SABOR DO ANO.
Quais são os produtos de padaria e pastelaria distinguidos?
Saiba mais sobre os produtos acima nos sites Cavacas de Pinhel, Panidor, Casa Maria Vitória, Marques Filipe, Lidl e Aldi.
O prémio SABOR DO ANO foi criado em 1995, em França, pela Monadia e está atualmente presente em vários países. Em Portugal, Espanha, México e Colômbia é representado pela Global Quality Ibéria.
Todos os produtos que estão no mercado podem candidatar-se, independentemente da categoria ou da empresa a que pertençam, sejam eles novos lançamentos ou reformulações de marcas locais, nacionais ou internacionais comercializadas em Portugal.
Os produtos podem apresentar-se em várias edições, mesmo que tenham sido premiados em anos anteriores. Assim, conseguem reforçar a sua distinção.
Além do selo clássico existem diferentes prémios que possibilitam à marca potenciar as caraterísticas diferenciadoras do produto e/ou a política de produção da empresa, tais como: "sustentável", "made in Portugal", "top inovação", "veggie", "vegan", "sem lactose", "sem glúten", "bio" e "kids".