A Hermès é uma das marcas de luxo mais exclusivas do mundo, com longas listas de espera que podem chegar a anos só para adquirir uma mala. O modelo Birkin é um dos mais conhecidos e ronda os 9 mil e os 200 mil euros, dependendo do material, do tamanho e da edição. 

Recentemente, tornou-se viral no TikTok uma mala idêntica à de luxo, mas com um preço muito mais acessível. Imani, tiktoker com mais de 250 mil seguidores, partilhou um vídeo no qual estava a passear pelo supermercado Walmart e se deparou com um dupe da Birkin em amarelo. O vídeo, no qual sugere que as pessoas corram para o supermercado para conseguirem comprar a sua, conta com quase 7 milhões de visualizações. 

Depois desta partilha, outras tiktokers decidiram também adquirir a mala, em várias cores e tamanhos. Jessi, que tem mais de 16 mil seguidores na rede social, foi influenciada e, depois de ver o vídeo de Imani, decidiu encomendar o seu dupe, mas, desta vez, em cor-de-laranja. Em resposta a um comentário, revelou que a mala custou 102 dólares, isto é, cerca de 97€. 

Algumas semanas depois, a tiktoker comprou mais uma “Walmart Birkin” mas num tamanho mais pequeno e num tom de cinzento esverdeado. Muitos foram os comentários acerca da semelhança entre os dupes e as malas originais. 

No entanto, a saga não fica por aqui. Jessi comprou também uma réplica de uma Hermès Kelly, outro modelo muito conhecido da marca de luxo. Mas, ao que parece, esta foi a última mala que conseguiu adquirir. A tiktoker fez um vídeo no qual refere que os dupes foram retirados do site do supermercado e que já não será possível adquiri-los. 

“Eu acho que a Hermès decidiu que as pessoas comuns não merecem o luxo de ter uma mala inspirada no modelo Kelly ou Birkin. Todos sabemos o quão difícil é para as pessoas comprarem as versões autênticas das malas e agora a Hermès está a policiar as versões inspiradas nessas duas malas”, referiu Jessi.