Os folhos, antigamente vistos como pirosos e antiquados, estão de volta em força – e são tudo, menos isso. Agora que estamos a viver o regresso da estética boho, este género de peças regressou ao topo das tendências e, ao contrário do que se pensa, dão para criar looks com uma aura de elegância e leveza, sem cair na armadilha do exagero.
Nos últimos tempos, temos assistido a um renascimento dessa tendência nas passerelles e no street style, com os designers a explorarem formas modernas e minimalistas de incorporar folhos em tops, blusas e vestidos. A ideia é afastarem-se das imagens mais óbvias e criar silhuetas que se adaptem a diversas ocasiões. E é possível.
Conjugar folhos pode ser uma tarefa fácil se for feito com atenção ao equilíbrio e à harmonia do look. Quando optar por uma peça com muito volume, como uma blusa ou vestido, o ideal é combiná-la com outras mais simples e discretas, para evitar que o visual se torne, como se costuma dizer, too much – a menos que seja isso de que gosta, porque não há regras.
Se preferir uma abordagem mais ousada, pode apostar em folhos em diferentes partes do corpo, mas sempre garantindo que o restante da roupa mantém um estilo coeso. Por outro lado, se precisar de um look para uma ocasião mais formal, o truque passa por apostar em tecidos mais estruturados, que confiram mais requinte.
Uma coisa é certa: o segredo é sempre encontrar a proporção certa para que o resultado final seja moderno e bem composto. E agora que já lhe demos estas dicas, fomos à procura de várias opções para que possa pô-las em prática. De saias a vestidos, passando por tops e camisas, espreite as nossas sugestões.