Todos conhecemos a Met Gala por ser o maior evento de moda do ano. Organizado na primeira segunda-feira de maio, é sinónimo de looks de outro mundo, fruto da reunião das maiores estrelas e designers no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, onde o evento decorre. Agora, Paris, eterna capital da moda, parece estar a preparar-se para ter a sua própria versão.
Em agosto de 2024, soube-se que o Louvre, o maior museu de arte do mundo e um dos mais conhecidos da capital francesa, ia receber a primeira exposição dedicada à moda, de acordo com a "WWD", que diz a abertura está prevista para sexta-feira, 24 de janeiro, mantendo-se até ao final de julho deste ano. No entanto, nem só de peças bonitas se vai fazer a festa.
À semelhança da Met Gala, a exposição também vai contar com um jantar. Chama-se Le Grand Dîner du Louvre (algo como o grande jantar do Louvre, em português) e tem data marcada para 4 de março, quase como se se tratasse de um pontapé de saída para a Paris Fashion Week, que decorre entre os dias 3 e 11 desse mesmo mês.
O objetivo deste evento é celebrar a primeira exposição de moda do museu, intitulada "Louvre Couture: Art and Fashion — Statement Pieces". Esta assume-se como uma viagem no tempo, sendo que está dividida em sete períodos distintos, e explora a forma como é que essas mesmas eras influenciaram as criações de designers icónicos ao longo dos séculos.
Com nomes como Chanel, Dior, Balenciaga e Yohji Yamamoto a dar vida a este diálogo entre o passado e o presente, o evento também se rege por um objetivo maior: angariar fundos para as atividades do Louvre. Já há mais de 30 mesas leiloadas por vários designers, bem como 300 convidados escolhidos a dedo, diz a "ELLE" francesa, e um milhão de euros já arrecadados, pelo que o sucesso está no papo.
A noite promete ser inesquecível. Isto porque vai começar com uma receção e uma visita exclusiva à exposição, seguida de um jantar na majestosa Cour Marly, uma das salas do museu, que vai ser palco deste evento glamoroso. Para acabar em bom, a festa continua debaixo da icónica pirâmide de vidro, sendo que até já há uma afterparty confirmada.
Por revelar fica a lista dos convidados pelas casas de luxo, que também contribuíram com peças para a exposição. De acordo com a "WWD", a exposição conta com cerca de 66 looks e 30 acessórios, expostos ao lado de peças da coleção permanente do museu parisiense. Se quiser fazer uma visita, a entrada tem um custo de 22€ para adultos, mas é grátis para menores de 18 anos ou até aos 26 anos, no caso de residentes do Espaço Económico Europeu.