Os vlogs são alguns dos conteúdos mais populares no Youtube. Representam a junção das palavras "vídeo" e "blog" e são, literalmente, a gravação do dia a dia. Em dezembro existe, há alguns anos, uma vertente festiva destes conteúdos: o "Vlogmas". Consiste na publicação frequente de vídeos até ao Natal, e conta com vários entusiastas na plataforma.
Em 2021, várias criadoras de conteúdo aceitaram o desafio e submeteram-se à pressão de gravar, editar e publicar vídeos durante este mês. Esta moderna tradição festiva é muito apreciada pelos utilizadores da plataforma, que anseiam para celebrar o Natal em conjunto com os seus youtubers preferidos.
A MAGG reuniu 15 youtubers — cinco portuguesas e dez estrangeiras — que, este ano, aderiram à tendência. Os conteúdos temáticos de Natal são publicados diariamente, ou, em alguns casos, de forma frequente, mas não diária. Com início a dia 1 de dezembro e fim a 24 ou a 25, estes vídeos contam com introduções criadas de propósito para celebrar a quadra.
Sofia Barbosa
Sofia Barbosa (também conhecida por SofiaBBeauty) tem 21 anos e já faz parte da #teamvlogmas há bastante tempo. Um dos vídeos mais antigos do canal de Youtube desta criadora de conteúdos é precisamente um vlogmas de 2015. Publicar de forma consistente no mês de dezembro não é novidade para Sofia Barbosa.
Este ano, o vlogmas da youtuber começou em Madrid e também contou com a abertura de calendários de Natal. O canal de Sofia Barbosa conta atualmente com mais de 270 mil subscritores e, nesta leva de vídeos, os fãs podem acompanhar o dia a dia da influencer.
Cláudia Dias
Cláudia Dias também está a participar na trend do vlogmas. Não é a primeira vez que a criadora de conteúdos digitais se aventura por esta jornada do mês de dezembro. Também no ano passado, por exemplo, os seguidores da youtuber tiveram direito a vídeos natalícios todos os dias.
Aos 26 anos, a influencer soma mais de 50 mil inscritos no seu canal de Youtube. A edição de vlogmas deste ano teve início na Irlanda, para onde viajou com a irmã, Glória, e já conta com jantares de amigo secreto e compras de prendas. Além do vlogmas, Cláudia Dias também está a celebrar o Natal no Instagram, publicando um reels (no caso, "reelsmas") todos os dias.
Joana Gentil
Joana Gentil tem quase 130 mil subscritores no canal de Youtube. O primeiro vídeo data de 2016 e, aos 25 anos, a youtuber de beleza e lifestyle assumiu um compromisso para com os seguidores. Tal como em anos passados, dezembro é sinónimo de "Advento da Gentil", a série de Natal que criou.
O "Advento da Gentil" é composto por 24 vídeos seguidos, entre 1 a 24 de dezembro, em jeito de celebração do Natal. Ainda assim, estes conteúdos não se inserem na totalidade no conceito "vlogmas", pois nem todos são vlogs. No primeiro vídeo desta série, a youtuber esclareceu que, deste modo, consegue agradar a todos os seguidores. Já se encontram disponíveis vários vídeos, que mostram desde decorações natalícias às compras desta quadra.
Filipa Alturas
É a primeira vez que Filipa Alturas participa na tendência do vlogmas. A criadora de conteúdos tem-se dedicado mais ao Instagram, onde reúne quase 40 mil seguidores, mas, como explicou no primeiro vídeo da trend, pretende regressar ao Youtube de forma consistente, e agarrou esta oportunidade para o fazer.
Com mais de 10 mil seguidores no Youtube, Filipa Alturas grava agora o seu quotidiano até ao Natal. Apesar de sempre ter sido consumidora deste tipo de vídeos, acabou por nunca participar na tendência por falta de tempo para dedicar à gravação e à edição — até este ano.
Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro volta a fazer vlogmas. A criadora de conteúdos digitais e empreendedora confessou, no primeiro vídeo da saga, amar o Natal, embora se sinta "entusiasmada" e "nervosa" por começar esta sequência. O seu canal de Youtube, que tem atualmente 20 mil subscritores, já está repleto de vídeos com molduras verdes, alusivas ao Natal.
O primeiro vídeo mostra a influencer a montar a árvore de Natal e, claro, a inaugurar o calendário do advento, apostando num clássico. Como explicou no vídeo abaixo, o seu vlogmas passa por várias cidades, incluindo Budapeste, na Hungria, para onde viajou no início deste mês.
Teala Dunn
Além de youtuber, Teala Dunn é também influencer e atriz. Aos 25 anos, a norte-americana soma mais de quatro milhões de seguidores no Instagram e outros tantos no Youtube, plataforma onde publica vídeos desde 2009. Este não é o primeiro ano em que a criadora de conteúdos decide participar no vlogmas, mas nem todos os anos o faz.
Em dezembro de 2021 já assinou alguns vídeos enquanto integrantes do vlogmas, embora não tenha publicado todos os dias até agora. Os vídeos têm sido focados em encontros da jovem com amigos e algumas atualizações que vai fazendo acerca da sua vida profissional e pessoal.
LaurDIY
Lauren Riihimaki, ou LaurDIY, como é mais conhecida, tem mais de oito milhões de subscritores no seu canal de Youtube. Este mês, a youtuber canadiana celebra dez anos desde que começou a utilizar a plataforma. Volta a fazer vlogmas, mas não no canal principal e sim no que criou especificamente para os vlogs, onde acumula mais de 300 mil subscritores.
Aos 28 anos, a criadora de conteúdos regressa ao vlogmas. Além de abrir o calendário de advento para o cão, Moose, todos os dias, Lauren tem apostado nas decorações de Natal, na confeção de alimentos alusivos à quadra e também na confraternização com amigas.
Alisha Marie
Aos 28 anos, Alisha Marie tem mais de oito milhões de subscritores no principal canal de Youtube. Entrou para a plataforma em 2008, mas só publicou o primeiro vídeo em 2011. Entretanto tem também um canal secundário, AlishaMarieVlogs, onde reúne mais de três milhões de seguidores.
É neste segundo canal que publica o vlogmas, conteúdo que produz anualmente. A californiana está neste momento a tratar de mudanças de casa, que tem gravado para o Youtube. Além disso, a influencer confidencia aspetos da vida pessoal aos fãs, a quem revela o quotidiano.
Adelaine Morin
Aos 23 anos, Adelaine Morin soma mais de dois milhões de subscritores no canal de Youtube que criou aos 13 anos. Contudo, se procura ver o vlogmas da youtuber, não é neste canal que os vai encontrar. É em Adelaines Camera Roll, o canal secundário para vlogs, que a influencer tem publicado os vídeos.
A canadiana já tem mais de um milhão de subscritores nesta segunda conta. Habituada a gravar vlogmas, encontra-se, na edição deste ano, a remodelar o quarto, criando conteúdo para os interessados em design de interiores e decoração, no geral. Também as compras de Natal têm merecido destaque.
Morgan Adams
Há dez meses que Morgan Adams não atualiza a conta principal de Youtube, criada em 2015, com novos vídeos para os mais de três milhões de subscritores. Seguindo a mesma tendência que outras youtubers, tem depositado o conteúdo num canal secundário, criado para o efeito de vlogs. É neste canal, morgans vlogs, que tem publicado o vlogmas.
Depois de, em 2020, ter tentado ser bem sucedida nesta trend, a norte-americana voltou à carga em 2021, com o objetivo de não falhar tantos dias. Com meio milhão de subscritores, este canal conta agora com vídeos recentes alusivos ao Natal. A maior aposta têm sido conteúdos em família, muito apreciados pelos fãs da criadora de conteúdos de 24 anos.
Remi Ashten
Também Remi Ashten (ou Remi Cruz) possui dois canais de Youtube: o principal e o secundário, "RemLife". A guru de beleza de 26 anos acumula quase quatro milhões de subscritores nos dois canais, em conjunto. Ao contrário de outras youtubers, publica conteúdos de forma consistente em ambas as plataformas.
Durante o seu vlogmas tem comemorado o Natal ao viajar para Aspen, localizada nas montanhas rochosas do estado do Colorado, dos Estados Unidos, e para Big Bear Lake, cidade na Califórnia. Ambos são destinos populares entre as celebridades nesta altura do ano. A californiana tem estado rodeada das amigas, muitas delas também youtubers.
Mai Pham
Aos 19 anos, Mai Pham caminha para os dois milhões de subscritores no Youtube. A canadiana publicou o primeiro vídeo em 2015 e encontra-se atualmente a gravar vlogmas. O primeiro vídeo conta com mais de 100 ideias para presentes, ideal para a época natalícia, principalmente se não souber o que oferecer.
Os restantes conteúdos têm abordado temáticas relacionadas com a produtividade, a beleza e, claro, as compras e decorações de Natal. Mai Pham, também conhecida por Mai Phammy, criou o canal em 2010, apesar de só ter começado a publicar vídeos no mesmo cinco anos depois.
Lauren Giraldo
Lauren Giraldo tornou-se famosa graças à aplicação Vine. Hoje é criadora de conteúdos, empreendedora e atriz, e soma mais de um milhão de subscritores no Youtube. Aos 23 anos, a norte-americana tem gravado vídeos todos os dias graças ao vlogmas. Deu início à tendência com uma tour pela casa, onde mostrou as decorações natalícias.
Além de apostar no realismo do dia a dia, abordando temas como o peso e os relacionamentos amorosos, tem submetido na plataforma vários vídeos ligados à beleza, mostrando maquilhagem, moda e cabelo. A criadora de conteúdos é também apaixonada por cuidados de pele.
Tiffany Ma
A californiana Tiffany Ma tem quase dois milhões de subscritores no seu canal de Youtube. Focada em beleza e moda, publica vídeos desde 2011. A criadora de conteúdos, influencer e empreendedora costuma aderir ao vlogmas e dezembro de 2021 não foi exceção.
A youtuber de 28 anos tem feito vídeos com o namorado e com as amigas, com quem realizou a viagem anual de Natal para Big Bear Lake. Apesar de não ter publicado todos os dias desde 1 de dezembro, Tiffany Ma tem juntado vários dias num só vídeo para não falhar.
Nathaly Cuevas
Nathaly Cuevas é a criadora de conteúdos mais nova desta lista. Aos 18 anos conta com mais de 700 mil subscritores no seu canal de Youtube, onde, em 2019, publicou o primeiro vídeo. A norte-americana dedica-se a mostrar a sua rotina e também as compras que efetua.
O seu vlogmas tem sido atribulado, sendo que, nos últimos dias, sofreu uma inundação em casa e teve também um acidente de automóvel. Inconveniências à parte, tem viajado bastante e já publicou a lista de presentes de Natal que gostaria de receber este ano.