Começando pela Serra da Estrela até à Beira Baixa, de Coimbra a Leiria, passando por Aveiro e Viseu Dão Lafões, seguindo pelo Oeste ao Médio Tejo, são muitos os destinos que deve ter em conta já para estas férias de verão, seja para uma estadia prolongada ou para uma escapadinha. E a justificação vai muito para além das paisagens.

Fomos laurear a pevide à Casa do Gadanha. Dos petiscos ao terraço, apaixone-se por este alojamento em Estremoz
Fomos laurear a pevide à Casa do Gadanha. Dos petiscos ao terraço, apaixone-se por este alojamento em Estremoz
Ver artigo

Há que ter em conta a comida e a bebida características destes locais, mas também, entre outros fatores, as atividades lá dinamizadas. Está em causa a maior e a mais diversa região turística nacional (com 100 municípios), sendo que esta heterogeneidade é evidente tanto em distâncias curtas como em espaços de tempo reduzidos.

Repleto de caraterísticas diferenciadoras — tais como as gentes, a tradição e as identidades —, o Centro de Portugal é ideal para as viagens com propósito, que têm sido muito procuradas. Os turistas valorizam cada vez mais o impacto cultural das viagens que fazem, em detrimento do luxo outrora obrigatório.

Ao visitar estas regiões, vai conseguir viver experiências imersivas e conhecer destinos autênticos e singulares. Para destacar estas zonas e incentivar a sua visita, o Turismo Centro de Portugal criou cinco novos filmes promocionais, focados no turismo de natureza, no turismo espiritual, no turismo náutico, no turismo industrial e na gastronomia e vinhos.

Estes vídeos, com cerca de 20 segundos cada um, vêm dar um "cheirinho" do potencial das suas próximas férias. Porque não precisa de ir para fora do País para viver experiências memoráveis, principalmente com o Centro de Portugal aqui tão perto.

1. A gastronomia

2. A fé e a espiritualidade

3. Os desportos náuticos

4. O património industrial

5. A natureza

A apresentação desta mão cheia de vídeos promocionais produzidos pela Lobby Films and Advertising e realizados por Telmo Martins aconteceu esta terça-feira, 16 de julho, no Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, em Lisboa, e contou com diversas personalidades ligadas ao projeto.

turismo centro de portugal
turismo centro de portugal créditos: DR

"Entre janeiro e maio deste ano, as dormidas na região aumentaram 5% em relação ao mesmo período de 2023, pelo que tudo se encaminha para ser o melhor ano de sempre para a região", notou o Secretário de Estado do Turismo, Raul Almeida.

"Esta camada vai mais além, dando a conhecer singularidades de produtos turísticos específicos. Com as novas plataformas promocionais, queremos mostrar aquilo que faz do Centro de Portugal um destino diferente dos outros”, referiu Adriana Rodrigues, membro da direção do Turismo de Portugal.

Além destes cinco filmes, foi ainda desenvolvido um sexto, relacionado com o projeto Landscape Together, da iniciativa Experimenta Paisagem. Feito pelo ateliê de arquitetura MAG em estreita parceria com a Turismo Centro de Portugal, entre outros parceiros, consiste na criação de um museu a céu aberto nas paisagens do interior do Centro de Portugal.

Este projeto, que valoriza o território, foi realizado por Sara Reis e produzido pela Slideshow. O vídeo acima dá a conhecer as obras de arte já implementadas pelo projeto: "Menina dos Medos", "Farol dos Ventos" e "Magma Cellar" (Proença-a-Nova), "Véu" (Sertã) e "Moongate" (Oleiros).

centro
centro