
A Inteligência Artificial faz cada vez mais parte dos nossos dias. Agora, até pode decidir aquilo que come — pelo menos no restaurante Sem Igual. Ao jantar neste espaço, vai ficar "nas mãos" da IA e terá de confiar nela, sem saber (ou aprovar) a refeição.
Está em causa uma iniciativa da Samsung, na sequência do lançamento do smartphone Samsung Galaxy S25 Ultra, que conta com uma grande aposta na Inteligência Artificial, graças ao Galaxy AI. Vai poder experienciá-la a 9 e 10 de maio, em Lisboa, e 16 e 17 de maio, no Porto — e sem pagar nada.
A dinâmica deste restaurante pop-up é simples: chega e tem à sua disposição 25 ingredientes. Destes, escolhe uma proteína (como frango, salmão, camarão, novilho ou tofu), um molho (como soja, teriyaki ou leite de coco) um hidrato de carbono (como tagliatelle, arroz basmati ou batata doce) e até três legumes (como bróculos, espargos, tomate cherry ou pimento vermelho).
Fotografa as escolhas com o S25 Ultra (que lhe é emprestado ao longo do jantar) e envia as imagens para a cozinha, deixando uma indicação: "Crie uma receita de cozinha experimental com todos os ingredientes que estão no ecrã. A confeção não deve demorar mais do que 30 minutos".
A partir daí, os cozinheiros vão preparar o seu jantar, segundo a receita sugerida pelo software Gemini, e tendo por base os ingredientes que elegeu. O objetivo é não haver refeições iguais. Fomos cobaias desta inovação e, no nosso caso, resultou. Comemos uma "fusão mediterrâneo-asiática com toque cremoso", como quem diz uma posta de salmão com abacate, espargos, tagliatelle, tomate cherry e teriyaki.
Este projeto inédito que alia a tecnologia à gastronomia é levado a cabo por uma equipa liderada pelo chef João Dourado, responsável por dar vida, em tempo real, a estas receitas exclusivas. Pode reservar o seu lugar nesta experiência imersiva, escolhendo o dia, hora e local que pretende, aqui. A Samsung entrará em contacto para a confirmar.