Francisco Macau participou no "Big Brother VIP" em 2013. Esta edição com famosos do formato da TVI contou com várias caras conhecidas do público. Contudo, o personal trainer de 32 anos não chegou ao fim do desafio. Não por ser expulso e sim por decidir desistir.
Nessa temporada, houve, no total, três desistências. A da atriz Marta Melro, que quis sair do jogo 23 dias após o começo, a da modelo Liliana Queiroz, que abandonou o desafio ao fim de 29 dias, e a de Francisco Macau, que aguentou 60 dias dentro da casa mais vigiada do País.
O culturista escolheu terminar a participação no programa para poder continuar o treino físico cá fora. Aproximavam-se dois campeonatos de culturismo, que fizeram com que quisesse retornar aos treinos intensivos para recuperar o peso que perdera no reality show. Queixou-se, ainda, de sentir "muito stress" e "muito cansaço", como divulgou o site "Holofote" na altura.
"O Macau era o pior. Não fazia nada, passava a vida no sofá, queria desistir, queria ir embora"
Na edição em causa, foi Pedro Guedes quem saiu vencedor. Tanto o modelo como o personal trainer voltaram a ingressar na mais recente temporada do formato, o "Big Brother: Desafio Final", que começou a 24 de abril e cuja duração prevista é de cinco semanas.
Também Flávio Furtado participou no "Big Brother VIP". Hoje, é comentador residente das galas de domingo à noite e não escondeu a proximidade que ainda mantém com Macau. "É como família para mim", admitiu, estando a torcer para que o empresário não entrasse no desafio.
"Deus queira que não entre", disse Flávio. "Vai ser das piores coisas da minha vida se ele entrar", afirmou também, contando que recebeu um telefonema do amigo, mas não teve "coragem de atender". "Em 14 semanas, estivemos para aí umas 12 no barracão", recordou, quanto à participação de ambos.
Para Flávio Furtado, "o Macau era o pior. Não fazia nada, passava a vida no sofá, queria desistir, queria ir embora", relembrou. O atual comentador do "Big Brother" conquistou o segundo lugar no "Big Brother VIP". Macau decidiu voltar a entrar no reality show ao fim de nove anos "pela experiência".
"E porque desisti na outra e desta não me vou embora. Só quando me expulsarem. E, mesmo assim, se me expulsarem, eu faço força para ficar cá", garantiu a Cristina Ferreira. A apresentadora perguntou ao concorrente que vive em Sintra se "fica sempre essa sensação para quem desiste de que se calhar não cumpriu a sua missão".
E Macau confirmou. "Sim, fica. Acho que sim". Considera o reality show "uma experiência única" e declara: "é uma sorte do caraças estar aqui". De momento, encontra-se nomeado. O percurso do bodybuilder passou pela televisão, já que se estreou como ator em 2009 em "Morangos com Açúcar". Também fez vários trabalhos enquanto modelo.