Piqueniques debaixo de oliveiras, workshops de artesanato e culinária, bicicletas, cinema ao ar livre, massagens entre os vinhedos, provas de vinho, passeios a cavalo e uma lista que não fica por aqui. Pode não parecer, mas esta é a oferta do alojamento de agroturismo Terra Rosa Country House & Vineyards, em Ponte de Lima, que se apresenta como um conceito de slow living.

Como é que se vive devagar com tanto para fazer? Fácil: apreciando cada vista lentamente, saboreando à mesa os legumes da horta do Terra Rosa e no copo os vinhos das videiras locais. E quanto mais tempo ficar, mais se entranhará na calma que este lugar transmite.

Foi também lentamente que, desde 2017, o projeto tem sido planeado, altura em que começou a ser recuperada a Quinta da Codeçosa, na família do pai Francisco e da filha Eliana Rosa há quase 80 anos. Ambos tiveram a (boa) ideia de criar esta unidade de agroturismo, que abriu portas em junho do ano passado.

A propriedade tem 70 hectares de quinta, 50 hectares de vinha e quartos e suites distribuídos por quatro casas principais que contam histórias (e querem contar mais através dos hóspedes). Uma das casas, e a primeira a surgir, resulta da recuperação de uma casa em xisto onde, antigamente, se secava lúpulo, outra é um solar antigo, há uma terceira que já foi um armazém de colheitas e a quarta diz respeito a uma casa com capela.

Todas têm uma decoração simples de cores neutras, com apontamentos de materiais orgânicos, e alinhadas com o conceito japonês wabi-sabi. Apesar de este nos ensinar a ver beleza nas coisas imperfeitas, efémeras e incompletas, aqui as experiências são completas, uma vez que não ficam só pelo quarto, como já anunciámos.

A Terra Rosa tem, além das várias atividades que podem ser programadas na agenda, um tanque em pedra e uma piscina exterior com água aquecida a 30ºC para mergulhar a qualquer hora. Para secar, em vez de torrar ao sol, pode andar pelo pombal ou pela eira.

Roteiro em Ponte de Lima. Um fim de semana com vinho verde, sarrabulho e um passeio de canoa
Roteiro em Ponte de Lima. Um fim de semana com vinho verde, sarrabulho e um passeio de canoa
Ver artigo

É com vista para esta última que decorrem as provas de vinho na Casa das Colheitas, uma das principais experiências, não fosse este alojamento em pelo Minho, zona de vinho verde, responsável por encher cerca de mil pipas de vinho, essencialmente castas Loureiro e Vinhão, todos os anos.

Uma noite para duas pessoas na Terra Rosa Country House & Vineyards custa a partir de 150€, com pequeno-almoço incluído (estadia mínima de duas noites).

Terra Rosa

Localização: Rua São Pedro de Calvelo, 361, 4990-580 Calvelo, Ponte de Lima
Reservas: reservations@terrarosa.pt/ 962 832 974

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.