Portugal é famoso pelas bonitas praias que tem ao longo dos seus 943 quilómetros de costa de norte ao sul do país (sem esquecer as das ilhas, obviamente). Mas, para a maior parte das pessoas, quando se fala em praias portuguesas pensa-se no Algarve ou na Costa Vicentina. No entanto, mais a norte, a costa oferece praias igualmente deslumbrantes. Desde dunas no areal a baías de água cristalina, no Norte de Portugal podemos encontrar algumas das praias mais pitorescas do país. 

Que tal planear uma roadtip e aproveitar para apanhar o sol de fim de verão da melhor forma? Imagine começar a viagem em Aveiro e ao longo de 7 dias subir a costa até à fronteira, fazendo uma paragem obrigatória numa praia por dia? Parece-lhe bem? Pois então a MAGG convida-lhe a percorrer a lista das 7 melhores praias da região norte para poder descobrir a sua beleza ao mesmo tempo que se apaixona pelo seu charme inigualável. Porque afinal, Portugal continua a ser o destino de férias ideal, mesmo para os portugueses.

Viaje para ilhas paradisíacas e cidades de praia com água cristalina a partir de 37€
Viaje para ilhas paradisíacas e cidades de praia com água cristalina a partir de 37€
Ver artigo

1. Dunas de São Jacinto, Aveiro

A praia de São Jacinto, a Oeste da cidade de Aveiro, está situada entre dunas e um parque de reserva natural protegido, o que significa que os seus 8 quilómetros de areia branca continuam virgens e sem sofrerem alterações por parte de acção humana. As ondas são boas para surfar e a extensa dimensão da praia é ideal para caminhadas ao longo do mar. Esta é uma praia selvagem, nem sempre vigiada, mas com passadiços construídos até ao areal para se tornar mais fácil a chegada até à praia. A melhor, e mais rápida, maneira de la chegar é através de ferry, embarcando na Barra, em Aveiro, e atravessando a ria.   

Praia de São Jacinto, Aveiro (créditos: Eurovelo Portugal)

2. Praia do Senhor da Pedra, Miramar  

A praia do Senhor da Pedra ficou mais conhecida pela distinta capela com o mesmo nome que foi construída em cima das rochas e sobre o mar em 1686.  Situada a sul do Porto, em Miramar, esta praia é de fácil acesso e uma das preferidas pelos locais para fugir ao movimento da cidade. Com um areal comprido, grandes rochas e potentes ondas vindas do Atlântico, esta praia é visitada durante todo o ano mas principalmente em Junho quando é celebrado o dia do santo padroeiro, o Senhor da Pedra.

Praia do Senhor da Pedra, Miramar (créditos: Vitor Oliveira)

3. Praia do Mindelo, Vila do Conde

Vila do Conde é a próxima cidade costal no nosso itinerário. Desde o tempo dos descobrimentos que Vila do Conde é conhecida pela sua ligação ao mar e mais especificamente pela construção de barcos que espalharam a influência portuguesa pelo mundo. Aqui, na praia do Mindelo, encontram-se 2 quilómetros de areal, protegidos pelos ventos que sopram do norte, e que são de uma beleza e tranquilidade únicas.   

Praia do Mindelo
Praia do Mindelo créditos: CM Vila do Conde

4. Praia da Apúlia, Esposende

No Minho, e mais especificamente em Esposende, pode encontrar a vila piscatória de Apúlia. Situada numa área protegida como parte do Parque Natural do Litoral Norte, Apúlia é pacata e com uma beleza natural singular. O que a torna tão distinta? A caminho da praia, sobre as dunas, passa por vários moinhos de pedra que se tornaram parte da herança cultural da vila. Com passadiços construídos ao longo da praia, esta é de fácil acesso e convida à prática de passeios e caminhadas  ao longo do areal. Para além disso, pode encontrar também corais e uma grande variedade de peixes e aves na região. Para os amantes de desportos náuticos, a praia da Apúlia oferece as condições ideais para snorkelling ou mergulho. 

praia da apúlia
Praia da Apúlia créditos: Vítor Oliveira / Flickr

 5. Praia de Canto Marinho, Viana do Castelo

A praia de Canto Marinho em Carreço é uma praia de destaque em Viana do Castelo por 3 principais motivos. Em primeiro lugar, pela extrema beleza paisagística, com areia branca, rodeada por dunas e com uma rica fauna e flora envolvente. Em segundo, fica protegida dos ventos fortes que se fazem sentir do norte. E, por último, no mar, destaca-se uma área rochosa que se descobre entre marés. Esta é uma praia popular entre famílias já que conta com pontos de apoio de restauração, balneários e um parque de estacionamento, ao mesmo tempo que é de fácil acesso através de passadiços instalados ao longo do areal. 

Praia de Canto Marinho, Carreço (Viana do Castelo)
créditos: C.M. Viana do Castelo

6. Praia Forte do Paçô, Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade localizada no distrito mais Noroeste do país e fica a cerca de uma hora do Porto. Viana tem uma forte ligação às raízes históricas dos descobrimentos portugueses e à indústria piscatória nacional. Com um litoral repleto de dunas e praias secretas, a Praia Forte do Paçô é considerada por muitos como a melhor da região. Com apenas 800 metros de areia e uma localização absolutamente remota, esta praia foi eleita como uma das dez melhores praias secretas de Portugal pelo jornal britânico "The Guardian".

Praia Forte do Paço, Viana do Castelo
créditos: Visit Portugal

7. Praia de Moledo, Caminha

Junto à fronteira com Espanha, no município de Caminha bem no Alto Minho, fica a Praia de Moledo. Um ícone da região, esta é também uma das melhores praias do país e à qual já foi atribuído o prémio “Cinco Estrelas Regiões”. Rodeada pela floresta de Camarido, com o forte Ínsua construído na água a 200 metros da costa e com a montanha espanhola Santa Tecla no horizonte, são claros os motivos pelos quais a praia de Moledo tem atraído tantos visitantes ao longo dos anos. No entanto, e aparte do mês de Agosto quando o movimento é maior, trata-se de uma praia calma e pacífica. Com ventos e ondas fortes esta praia é ideal para a prática de desportos náuticos, como o kitesurf e o windsurf.

Praia de Moledo, Caminha

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.