Se já fez uma massagem, sabe a sensação de estar num limbo entre deixar-se levar pelo sono e querer manter-se lúcido para aproveitar a sessão (e o dinheiro que deu por ela). As massagens são apenas um dos tratamentos disponíveis nos spas, mas este que lhe apresentamos, localizado em Coimbra, tem um conceito diferente.

"O Hästens Sleep Spa é justamente uma experiência única e exclusiva de bem-estar apostada na sublimação do sono", diz à MAGG Sónia Felgueiras, da direção de marketing do grupo O Valor do Tempo, detentor do novo boutique hotel.

Vem em boa altura, uma vez que quase metade dos portugueses (46%) dorme menos horas do que seria recomendado, apenas seis horas por dia, e uma boa fatia (32%) reconhece que o sono não é de qualidade, de acordo com um inquérito feito pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia em 2019.

Afinal, como é que este novo hotel em Coimbra — que abre portas em maio deste ano — pode transformar a qualidade do nosso sono? Através da marca de camas mais prestigiada em todo o mundo, a Hästens, que escolheu o grupo hoteleiro e a cidade de Coimbra para instalar o primeiro spa do sono mundialmente: o Hästens Sleep Spa. Possivelmente, já viu estas camas na ficção e nem imaginava que um dia pudessem chegar a Portugal.

"É efetivamente um verdadeiro spa que promove o bem-estar do corpo e da mente, atestado por especialistas em sono como é o caso do Dr. Breus [Michael Breus], internacionalmente conhecido como 'The sleep doctor' [o médico do sono]", refere Sónia Felgueiras.

O especialista tem partilhado várias dicas ao longo dos últimos anos e o Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel continuará esse legado através da tecnologia. Os hóspedes vão poder assistir a vídeos curtos sobre como dormir melhor e usar uma aplicação, a Restore, que disponibiliza "uma seleção de áudios cuidadosa e cientificamente pensados para obter o máximo bem-estar, em bandas sonoras específicas para cada momento do dia".

Além das camas reparadoras de sono presentes em cada um dos 15 quartos, os hóspedes têm à disposição um menu de almofadas Hästens. "Com mais ou menos volume, maior ou menor densidade, mais ou menos firmeza, ajudando-os a respirar melhor, bem como edredons e roupa de cama Hästens para uma experiência de sono sublime", explica a responsável pela direção de marketing do grupo do hotel. Como se não bastasse o colchão imaculado e as variadas almofadas de um menu que quase parece de degustação, a localização e decoração do hotel são também ímpares.

Um hotel que cruza sono com a história de Portugal

A literatura, não só a cientifica que deu a base para as técnicas usadas nas camas que melhoram a qualidade no sono, faz parte da essência do novo hotel. O Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel está "em profundo contacto com a história de Portugal numa homenagem à Biblioteca Joanina, reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias, numa cidade com mais de mil anos de história que acolhe uma das mais prestigiadas e antigas Universidades do mundo e a mais antiga de Portugal: Coimbra", explica Sónia Felgueiras.

A homenagem à Biblioteca Joanina foi instalada logo no lobby do hotel, cujo teto constitui uma representação das estantes de livros e ornamentos da biblioteca histórica.

Os estudantes de várias gerações também deixaram uma marca no hotel, isto porque a convite do Hästens Sleep Spa, a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra selecionou uma série de obras literárias escritas por antigos alunos, que estão agora numa estante do piso superior do hotel, o 5.º piso, com vista para a cidade.

E se lhe dissermos que até há livros na casa de banho dos quartos? Não, não pense que vão substituir as revistas ou os jogos de telemóvel, porque estes não são livros de ler. Mais de mil lombadas de livros de mármore foram esculpidas à mão durante quatro meses, adornadas a ouro e gravadas com o nome de títulos de autores portugueses e internacionais.

Já os quartos, além de terem livros, como não podia deixar de ser, combinam tons azuis e brancos na colcha das camas que demoraram 200 horas a produzir por mestres artesãos através de métodos tradicionais.

Um hotel que é spa do sono, também tem spa de massagens?

"O conceito de Spa está muito generalizado como estando ligado a águas termais, tratamentos ou massagens, mas um spa é, antes de mais, um espaço de promoção do bem-estar", destaca Sónia, pelo que o foco deste hotel é mesmo o descanso do corpo em camas que proporcionam um apoio ergonómico e sem pontos de pressão.

Quando cumprir as horas de sono recomendadas — entre sete a nove horas —, há muito que pode fazer: um passeio pelo jardim do boutique hotel, ler um livro no rooftop enquanto espreita a vista para o rio Mondego e para a cidade ou fazer um dos programas sugeridos pelo hotel, como uma visita guiada à Biblioteca Joanina ou uma experiência gastronómica exclusiva no Palácio de São Marcos.

Neste paraíso com vista para a Ria Formosa não há lugar para os miúdos — e não há mal nenhum nisso
Neste paraíso com vista para a Ria Formosa não há lugar para os miúdos — e não há mal nenhum nisso
Ver artigo

O Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel não tem restaurante, mas o pequeno-almoço e o chá da tarde estão garantidos e incluídos no preço, bem como qualquer outra refeição a pedido. A experiência no spa do sono custa 500€ por quarto e por noite.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.