Ainda se lembra do que semeou em 14 de outubro de 2023 na Lua Nova e Eclipse Solar de Balança? Pois são essas sementes e intenções que vão colher e ser iluminadas neste Eclipse.
Esta Lua cheia acontece num momento de Passagem (Páscoa no hebraico Pessach, no latim Pascae ou no grego Paska, a palavra Páscoa significa “passagem”), de celebração, da renovação e esperança de um novo ciclo na vida.
Temos a possibilidade de parar. Parar a nossa busca desenfreada de nos identificarmos com as nossas ações e experiências externas. Momento propício para focar a nossa intenção plena no interior, bem como na visão como seres que partilhamos a vida com o respeito pelas diferenças e valores intrapessoais, e como queremos cuidar, nutrir e proteger os relacionamentos.
Os planetas voltam a alinhar-se na dança cósmica entre a luz, a consciência solar, e a sombra, o inconsciente e as emoções/sentimentos lunares. Por milhares de anos, a humanidade observa tal movimento e as suas repercussões em termos pessoais e coletivos. Eclipses lunares acontecem quando a Lua passa pela sombra da Terra. Como isto acontece somente quando a Lua está no ponto mais distante da Terra, a partir do Sol, eclipses lunares só podem acontecer quando é Lua cheia. O seu principal significado diz respeito aos assuntos terrenos e processos tanto psicológicos, emocionais, mentais e físicos. Durante este eclipse, as emoções e sentimentos estarão ao rubro, podendo provocar sensações de nostalgia, insegurança e medos que estavam encobertos. Questões familiares, bem como sentimento de pertença serão ativados para serem vistos e resolvidos. Os Eclipses são muito potentes energeticamente, pois aceleram e intensificam as oportunidades de nos alinharmos com a poesia e magia cósmica.
Este eclipse e Lua cheia acontece astrologicamente no eixo de Balança e Carneiro, ambos signos cardinais, estes iniciam a energia. O seu poder dirige, é a vontade de agir. Podem ser motivados por uma visão ou puramente pela obsessão de realizar algum tipo (qualquer tipo) de ação. Por vezes parecem-se com um tufão ou, melhor ainda, um caterpillar. Teremos a possibilidade de transformarmos os nossos valores obsoletos. Seremos também confrontados com a nossa relação interpessoal e vínculo com o outro (Balança) versus a nossa autonomia.
As emoções e a forma como lidamos com elas e como lidamos com os sentimentos dos outros, como nutrimos e queremos ser nutridos é determinado pela Lua, assim como os nossos mecanismos de defesa inatos.
A Lua a 5º de Balança na 6ª casa traduz a necessidade de a alma cuidar-se por inteiro e com os detalhes diários e saúde Versus Sol a 5º de Carneiro na 12ª casa que representa que o tema central do desenvolvimento do ser está no recolhimento, introspeção e ser compassivo.
Durante este período, a energia focada em equilíbrio e harmonia das relações é amplificada, refletindo o desejo de Balança por paz e justiça. É um momento excelente para avaliar e ajustar a maneira como mantemos os nossos relacionamentos, e procurar o equilíbrio entre dar e receber, assim como entre a nossa individualidade e o nosso compromisso com os outros.
Nesta Lua Cheia em Balança destaca o equilíbrio entre as necessidades individuais e pessoais e as necessidades dos outros nos relacionamentos. Incentiva a harmonia, a diplomacia e a justiça. Este período é ideal para resolver conflitos, fazer a paz e trabalhar parcerias.
Este período é favorável para abordar e resolver conflitos nos relacionamentos. A energia de Balança busca harmonia e compreensão, tornando mais fácil lidar com divergências de forma diplomática e justa.
Balança é um signo que valoriza profundamente a justiça. Durante a Lua Cheia em Balança, as questões relacionadas à justiça, seja em contextos pessoais ou mais amplos, podem assumir maior importância. É um bom momento para defender a equidade e a justiça em todas as áreas das nossas vidas.
Conhecido o amor de Balança pela beleza e pela arte, esta Lua Cheia pode inspirar muitos a expressarem-se criativamente ou a cercarem-se de beleza, seja através da arte, decoração, moda ou natureza.
Embora Balança se concentre muito nas relações externas, esta Lua Cheia também oferece uma oportunidade para a reflexão interna, ajudando-nos a compreender melhor as nossas próprias necessidades, desejos e como equilibramos as nossas interações com os outros. A Lua Cheia em Balança lembra-nos a importância de manter relacionamentos saudáveis e equilibrados, não só com os outros, mas também connosco mesmos, criar a harmonia em todas as áreas das nossas vidas.
É de relevância ver no nosso mapa astrológico pessoal as áreas de vida (casas), onde vai ocorrer a Lua cheia, visto que será essa a área de vida onde os insights podem ser vistos e sentidos.
Nesta dança cósmica, os bailarinos são os arquétipos masculinos Sol e Marte, vontade e instinto com os arquétipos femininos Lua e Vénus, intimidade e harmonia. O Sol está em conjunção a Neptuno, o que incentiva a capacidade de ajudar os outros com criatividade e compaixão.
Para uma avaliação mais aprofundada e específica do seu mapa astrológico, aconselha-se a marcação de uma consulta online. Próximo evento: Curso online de Astrologia Psicológica Transpessoal, início dia 2 de abril de 2024.