Manter a maquilhagem intacta durante o dia todo pode parecer um desafio, especialmente no inverno, quando o vento, a chuva e o frio desafiam a durabilidade dos produtos (e, fundamentalmente, a nossa paciência). Felizmente, existem pessoas como Antónia Rosa, uma das maquilhadoras portuguesas mais conceituadas e responsável pela equipa de maquilhagem da ModaLisboa, que nos ajudam a fazer com que isso deixe de ser um pesadelo.

À MAGG, a maquilhadora contou os seus segredos para fazer com que o efeito dos produtos se prolongue durante o dia todo, com dicas práticas que vão da pele aos olhos, passando pelo batom. E, surpreendentemente, a primeira é bastante simples: menos é mais. "Quanto menos usares, menos vai trabalhar na pele e a pele não se vai sentir seca nem oleosa, porque o produto é pouco", explica.

Embora os dermatologistas recomendem a aplicação de protetor solar religiosamente e até no inverno – mais especificamente, o equivalente a meia colher de chá no rosto e pescoço –, Antónia Rosa diz que a utilização deste produto não ajuda a fazer com que a maquilhagem fique no sítio. Mas calma, porque, com isto, a maquilhadora não quer dizer que a proteção tem de ser descurada por completo.

antónia rosa
antónia rosa créditos: Instagram

O raciocínio é o seguinte. "Usando um protetor por baixo da base, ficam duas camadas sobre a pele e a base não vai aderir como deve ser", explica, acrescentando que este último produto "vai assentar no filme que o protetor deixa". Trocado por miúdos, isto significa que a base nunca vai ficar assente no rosto propriamente dito, fazendo com que, à medida que a pele vai ficando oleosa, desapareça mais rapidamente. Por isso, o truque é optar por uma base com FPS integrado e evitar a exposição solar

E porque ainda estamos no campo da pele, temos uma pergunta para lhe fazer. É daquelas pessoas que adora blush, mas sente que, assim que coloca um pé fora de casa, o efeito rosado já se evaporou das maçãs do rosto? Bom, há um truque que não deve descurar. "É aplicar um pó solto antes. O blush vai agarrar o pó solto e vai ficar mais vibrante durante todo o dia", esclarece a maquilhadora.

Da mesma forma, a área dos olhos também é particularmente vulnerável ao desgaste. "O globo ocular é muito quente e muito húmido e, como a pele [do olho] é fininha, causa interferência", justifica Antónia Rosa, deixando implícito que são essas características que fazem com que a sombra fique borrada num ápice. E sabe como é que pode contrariar isso? Com corretor de olheiras e pó solto – estes dois parecem ser a solução para tudo.

Maquilhadora dá dicas para conseguir em casa um "glam" como um profissional
Maquilhadora dá dicas para conseguir em casa um "glam" como um profissional
Ver artigo

"Aconselho a aplicarem sempre um corretor antes da cor", diz, referindo-se às sombras. Contudo, a festa não se fica por aqui. "Antes de aplicarem a sombra, o truque é matificarem ainda a pálpebra com pó solto para a cor durar mais tempo", enfatiza, explicando que "o corretor vai fazer com que a água não saia, o pó vai aspirar a gordura e a sombra vai durar oito horas".

Embora sejam mais de senso comum, as últimas duas dicas não deixam de ser essenciais. A primeira diz respeito a lavar os dentes antes de se começar a maquilhar, uma vez que esta última atividade pode arruinar o acabamento. "Isso acontece muitas vezes — nas noivas, então, é terrível. Depois, lava-se os dentes e estraga-se tudo, incluindo a pele ao redor da boca", relata.

Por fim, Antónia Rosa não descura a importância de um bom spray fixador, destacando o Fix' Makeup da Clarins como um dos mais eficazes. Mas porque o mercado está cheio de opções (e bem conhecidas, por sinal), fomos à procura de opções para si. De sprays a pós soltos, veja algumas das nossas sugestões.

Dos pós a sprays, veja os produtos na fotogaleria