2024 ainda não acabou, mas estamos oficialmente no mês de fazer retrospectivas do ano. As tendências foram muitas e no que diz respeito às unhas, não foi diferente.

Começámos o ano com o básico e o simples a ser tendência, mas, rapidamente, o cenário mudou. Unhas mais extravagantes e desenhos arrojados e criativos dominaram as redes sociais. 

O vermelho é rei no Natal, mas estas 9 cores de unhas são tendência em dezembro. Saiba tudo
O vermelho é rei no Natal, mas estas 9 cores de unhas são tendência em dezembro. Saiba tudo
Ver artigo

Desde a tradicional francesinha às misturas de cores vibrantes e padrões, houve espaço para tudo e para todos os gostos. Veja quais foram as tendências mais marcantes e que, possivelmente, vão fazer também parte de 2025. 

Coquette 

O estilo “coquette” inundou os ecrãs dos nossos telemóveis. Esta estética pode ser resumida em laços, sapatilhas de bailarina e muito cor-de-rosa pastel. 

Este estilo não se resume apenas a roupa. Há decorações “coquette” e até canecas. A palavra francesa remete para uma mulher mais romântica e “flirty” e, claro, também se transpôs para a manicure. De laços mais pequenos e delicados a laços maiores, esta tendência vai continuar a dominar 2025. 

Normalmente, são desenhados diretamente nas unhas ou colados. Pode arriscar numa cor diferente, mas a favorita é sempre o cor-de-rosa. 

coquette
coquette créditos: Instagram

Clean Girl 

A estética “clean girl” também dominou 2024. Na tradução literal, é a estética de uma rapariga limpa, no fundo, esta tendência veio mostrar que o básico funciona e não é preciso muita coisa para ter estilo. 

Branco, bege, acessórios simples, maquilhagem natural (e esqueça a pele super matificada) e unhas básicas. Este foi o estilo adotado pelas “it girls” e que com certeza vai marcar presença em 2025. 

A básica francesinha, unhas em branco leitoso ou cor-de-rosa pastel. O objetivo é ser simples e parecer que não nos esforçámos muito para estamos arranjadas. 

Clean Girl
Clean Girl créditos: Instagram

Glazed Doughnut 

As “it girls” são, muitas das vezes, quem lança as tendências e a modelo Hailey Bieber foi responsável por uma das maiores de manicure deste ano: as unhas “glazed doughnut”.  

A tendência começou com uma francesinha de ponta vermelha e um efeito de glacê por cima, remetendo para a cobertura dos donuts. No entanto, rapidamente se estendeu para outras cores como o castanho (que é a cor do ano). 

Glazed Doughnut 
Glazed Doughnut  créditos: Instagram

Blooming Gel 

Numa ponta completamente oposta temos o “blooming gel” que, ao contrário das tendências anteriores, não é nada minimalista. Este estilo de unhas é mais arrojado e aposta em cores vibrantes e desenhos criativos. 

Há quem conjugue este estilo de unhas com cores metálicas, dourados e prateados. Esta tendência é o oposto de básico e é ideal para quem tem um estilo mais alternativo ou gosta de sair da sua zona de conforto. 

blooming gel unhas
blooming gel unhas créditos: Instagram

Animal Print 

O “animal print” chegou em força em 2024. Desde o padrão leopardo ao padrão de tartaruga, há espaço para todos os tipos de cores e texturas. 

Há um especial destaque para o padrão de carapaça de tartaruga que se tornou viral nas redes sociais e que marca uma das tendências mais recentes de unhas de 2024. Desde cobrir todas as unhas com o padrão a apenas uma ou duas, todas as possibilidades são válidas. 

animal print unhas
animal print unhas créditos: Instagram

Metálicas  

Unhas metálicas também reinaram e parece que vieram para ficar. Nesta tendência, vale tudo. Dourado, prateado, cor-de-rosa ou qualquer outra cor. 

As unhas podem estar todas pintadas com uma cor metálica ou apenas algumas. Há ainda quem prefira fazer apenas desenhos para transformar uma manicure simples numa mais arrojada. 

unhas metalicas
unhas metalicas créditos: Instagram

Maximalist 

O ano termina com as unhas extravagantes a conquistar corações. Cores vibrantes e mistura de tendências é o que melhor define este estilo de manicure que de minimalista não tem nada. 

Nesta tendência, colocam-se pingentes nas unhas, criam-se texturas, misturam-se cores e padrões e não é suposto existir coerência nem simetria. Isto é, as unhas são todas diferentes entre si e uma mão pode nem ter nada que ver com a outra. 

maximalist unhas
maximalist unhas créditos: Instagram