Os fins de semana na praia e as férias à beira da piscina são sinónimo de descanso, sol e calor. No entanto, é também no verão que o nosso corpo está exposto a múltiplas agressões exteriores — e o cabelo merece cuidados redobrados.

Sal e cloro: os inimigos do cabelo na estação quente

“No verão, o número de agressões contra o cabelo aumenta”, explica à MAGG Helena Toda Brito, médica dermatologista, que acrescenta que não é apenas a exposição solar sem proteção que pode danificar os fios.

Como salienta a especialista, o contacto com a água do mar e piscinas (com sal e cloro, respetivamente), “podem tornar os fios mais frágeis”.

4 dicas para ter um cabelo saudável (e controlar a queda sazonal)
4 dicas para ter um cabelo saudável (e controlar a queda sazonal)
Ver artigo

No entanto, não há que desesperar: existem medidas e produtos que pode usar e abusar para manter o seu cabelo bonito e cuidado, mesmo durante os dias mais quentes.

Proteja os seus fios

Helena Toda Brito explica que existem vários gestos e dicas adequadas para cuidar do seu cabelo no verão. “A agressão solar, por exemplo, é um dos grandes problemas durante o tempo quente. E recomendo o uso de protetores solares específicos para o cabelo”, afirma a dermatologista.

A hidratação também deve ser reforçada, optando por amaciadores ou máscaras de linhas solares, ou apenas mais nutritivas.

Ainda falando de sol, a especialista também alerta para o uso do chapéu e, no caso das piscinas, recomenda o uso de uma touca impermeável. E após sair da piscina, “deve passar-se imediatamente o cabelo por água”.

Outro dos cuidados que deve ter prende-se com o facto de o cabelo molhado estar mais susceptível a agressões. Sendo assim, Helena Toda Brito explica que “não se deve esfregar o cabelo molhado com a toalha, mas sim encostar ou envolver a mesma nos fios, este gesto é mais que suficiente para retirar o excesso de água”.

Por último, sabemos que deixar o cabelo secar ao natural sem o desembaraçar antes pode ser um pesadelo e resultar num “ninho de ratos”. Mas, na praia ou na piscina, evite pentear o cabelo quando sair da água dado que, quando os fios ficam molhados sem serem lavados com produtos específicos, como champô e amaciador, estes ficam mais suscetíveis a agressões e podem partir-se mais facilmente. Se não conseguir mesmo evitar este gesto opte por usar pentes de dentes largos, adequados para o efeito.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.