O ator brasileiro André Gonçalves foi condenado a 60 dias de prisão domiciliária por não pagar a pensão de alimentos à filha mais nova, Valentina, que tem atualmente 18 anos. Também outra filha do ator, Manuela, de 23 anos, fez a mesma acusação acerca do pai. "Devastado" com a situação, o ator pretende terminar a carreira.

Aos 46 anos, André Gonçalves encontra-se a cumprir pena em casa, com pulseira eletrónica, devido às acusações das filhas. Valentina, de 18 anos, é filha do ator e da jornalista Cynthia Benini. A filha mais nova afirmou que o pai não lhe paga a pensão de alimentos desde 2017, perfazendo já uma dívida superior a 55 mil euros.

Reconhece estas caras? 20 atores portugueses que aparecem na televisão desde crianças
Reconhece estas caras? 20 atores portugueses que aparecem na televisão desde crianças
Ver artigo

Também a filha mais velha do ator, Manuela, de 23 anos, alegou a falta de pagamento da pensão de alimentos por parte do pai. Manuela, fruto da relação do ator com a atriz Tereza Seiblitz, avançou com a acusação uma semana depois de ter sido decretada a prisão domiciliária de André Gonçalves pelo mesmo motivo, mas relacionado à irmã, confirma o jornal "O Globo" .

André Gonçalves participou em novelas como "Caminho das Índias", "Alma Gémea" e "Malhação". É casado há seis anos com a atriz Danielle Winits. Além de Valentina, 18, e Manuela, 23, André Gonçalves é pai de Pedro Arthur, de 20, o único filho com quem possui uma boa relação.

"Eu sei o pai que eu sou, que eu quero ser. Não sou bandido"

Em declarações ao jornal "O Globo", o ator comentou a situação, afirmando não ser um bandido. "Elas viraram as costas para mim por dinheiro, não quero dizer nenhum nome ruim dos meus filhos, mas eu acho que é inominável a situação que eu estou passando sem precisar passar. A saída não é a prisão. Eu sei o pai que eu sou, que eu quero ser. Não sou bandido", declarou.

André Gonçalves alegou que o motivo que o levou a deixar de pagar a pensão alimentar das filhas foi ter ficado sem trabalho em 2016, quando perdeu o contrato de exclusividade com a Globo. No entanto, o tribunal não aceitou a justificação, afirmando que tal não o livra da responsabilidade parental.

O ator assegurou sentir uma grande "mágoa" por não ter uma boa relação com as filhas, que o bloquearam nas redes sociais. "Não sou uma pessoa má. Nunca fui com eles", garantiu ao jornal "O Globo", acerca das suas ações para com os filhos. Avançou também que só consegue pagar mil reais (cerca de 160€) a cada um dos três filhos.

A possibilidade de ir preso assombra André Gonçalves. "Eu não vou suportar ser preso", exclamou. "Não aguento mais tanta pressão por dinheiro. Eu venho com isso há cinco anos. Achando que todo dia vai ter um oficial de Justiça na minha porta, me acordando às 5h da manhã, de sobressalto", adiantou, criticando também a "rigidez" da lei brasileira "para quem não tem condições de pagar" a pensão alimentar aos filhos.

"Devastado" com a situação, o ator confirmou ao jornal "O Globo" que vai colocar um ponto final na carreira. "Vou encerrar a minha carreira", esclareceu, devido à prisão pedida pelas próprias filhas. De acordo com o jornal, o ator chorou "12 vezes em 2 horas de entrevista". O ator afirmou que tentou fazer acordos com as mães das filhas, mas sem sucesso.