
A Casa Real espanhola confirmou que a infanta de 18 anos vai iniciar em Portugal os seus estudos universitários, tendo elegido o curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais do Forward College. Esta é uma universidade europeia privada com currículos académicos desenvolvidos pela London School of Economics e credenciada pela University of London.
O programa tem a duração de três anos, com passagens por três cidades europeias: Lisboa, no Chiado (no primeiro ano), Paris (no segundo) e Berlim (no terceiro). As aulas são lecionadas em inglês, mas há disciplinas opcionais em português, francês e alemão, assim como nota o "Diário de Notícias".
O valor anual das propinas ronda os 18,500€, e as turmas são compostas por um número reduzido de estudantes, cerca de 15, de diversas nacionalidades. A universidade dispõe de residências próprias, mas ainda não é conhecido onde ficará alojada a Infanta durante a sua estadia em Lisboa.
De acordo com a revista "Sábado", a decisão de estudar no estrangeiro foi condicionada pela proximidade geográfica, fator importante para o rei Felipe VI, que quis garantir que a filha pudesse conciliar a vida académica com eventuais compromissos institucionais. A Infanta manterá, assim, alguma disponibilidade para participar em atividades oficiais da Casa Real.