Esqueça lá a ideia de que para se sentir mais próximo da Ásia tem de sair de casa. Na cozinha, os sabores levam-nos até onde quisermos, e com esta receita do jovem chef Gonçalo Ribeiro uma viagem pelos sabores do oriente está garantida.
Nasi Goreng. Já ouviu falar? Trata-se de uma receita de arroz frito (crocante e com muitas especiarias) que é um dos mais típicos pratos da Indonésia. Depois de surpreender os portugueses com os dotes culinários na segunda temporada de "Hell's Kitchen", Gonçalo Ribeiro, que chegou à final do programa da SIC, mostra agora o seu trabalho através da rede social Instagram, onde vai partilhando algumas receitas.
Depois da receita de salmonete, que tanto o acompanhou ao longo da prova, Gonçalo divulgou a sua receita de arroz asiático — e o aspeto é tão bom que se torna difícil não querer provar. Se não sabe o que cozinhar este fim de semana, e gosta deste tipo de comida, aqui tem uma alternativa. Basta seguir a receita.
Nasi Goreng
Ingredientes:
Arroz
— 2 chávenas de arroz Basmati ou Jasmim
— 4 chávenas de água quente
— sal grosso q.b
— 3 cravos da Índia
— 1 folha de louro
— 2 dentes de alho
— 1 pedaço de gengibre
Base
— 200g de ervilhas ou curgete cortada aos cubos
— 400g de mix de cogumelos
— molho soja q.b.
— 4 chalotas picadas finamente
— óleo vegetal q.b.
Empratamento
— 2 limas
— coentros q.b.
— 4 colheres de sopa de cajus tostados
— cogumelos shimeji q.b .
Sambal
— 3 colheres de sopa de "Sambal" Pasta de Caril
Para o Sambal
— 4 malaguetas vermelhas ou verdes sem sementes
— 4 dentes de alho
— 2 colheres de chá de galangal em pó
— 2 colheres de chá de citronela em pó
— 2 colheres de sopa de agave
— 2 colheres de sopa de molho de soja
— 1 colher de chá de alga wakame seca, hidratada
— agave q.b.
— 2 dentes de alho esmagados
— 1,5 cm de gengibre descascada
Modo de preparação:
Coza o arroz em lume brando até absorver toda a água. Desligue o lume e tape. Depois de aguardar cinco minutos, com um garfo, separe os bagos de arroz para uma tigela. Adicione todos os ingredientes do "sambal" num copo liquidificador ou esmague até obter uma pasta lisa.
De seguida, pré-aqueça uma wok em fogo alto e adicione as três colheres de sopa de "sambal". Cozinhe por um minuto ou mais, mexendo sempre. Adicione os cogumelos e frite no wok até a água libertada evaporar por completo. Reserve.
Leve agora a curgete a lume alto até ficar tenra. Coloque o arroz já cozido na wok e frite por três a quatro minutos. Tempere com molho de soja e adicione as castanhas de caju. Quando o arroz estiver coberto com todos os sabores, desligue o fogo.
Por último, sirva com os cogumelos, folhas de coentros, malagueta, chalota crocante e lima.