Pastéis de nata para provar ao balcão, sentado enquanto aprecia o processo de fabrico artesanal ou para levar para casa: no Castro - Atelier de Pastéis de Nata tem tudo isto à sua disposição, mas o conselho é que se sente e entre no mundo encantado do doce tradicional português.

Depois do sucesso no Porto, o projeto chegou recentemente à capital. É na Rua Garrett, no Chiado, em Lisboa, onde funcionava antigamente a loja de chás e cafés Casa Pereira, que pode agora encontrar pastéis de nata estaladiços e quentinhos a toda a hora. E se acha que um pastel de nata é só um pastel de nata, engana-se.

Fábrica da Nata lança menu com pastel de comer, beber e aquecer a alma
Fábrica da Nata lança menu com pastel de comer, beber e aquecer a alma
Ver artigo

Apesar de fiel à receita que lhe dá nome, o pastel de nata Castro é resultado de horas de aprimoramento em busca do equilíbrio perfeito ao qual o chef pasteleiro Daniel Seixas acredita ter chegado. "Preparado com os melhores ingredientes e uma técnica aprimorada, queríamos um pastel perfeito, pouco doce, e que fosse uma imagem de marca: quando viajamos, toda a gente conhece o pastel de nata", diz Daniel Seixas.

Após a prova, o veredicto: a massa é fina e estaladiça e o creme é realmente pouco doce, o que faz com que tenhamos vontade de não ficar apenas pelo primeiro. Com canela ou açúcar em pó por cima, mais ou menos cozinhados, a escolha fica ao critério do cliente e, para acompanhar, há ainda opções para todos os gostos.

Bem sabemos que para o português não há melhor do que um pastel de nata acompanhado por um belo café, mas, durante a nossa visita ao espaço, para nossa surpresa, disseram-nos que há quem prefira o chocolate quente, o chá ou até a ginjinha. Sim, ouviu bem. Aqui, vende-se também ginjinha e Vinho do Porto — "também para mostrar aos turistas algumas das nossas bebidas tradicionais", explica Daniel Seixas à MAGG.

O Castro - Atelier de Pastéis de Nata, em Lisboa, é um espaço pequeno, mas não nos sai da memória — e não é só pelo sabor do pastel de nata que lá encontrámos. Com uma decoração requintada e moderna, é numa só sala que se concentra a zona de confeção, o forno e a zona de venda ao público, não havendo assim segredos a esconder ao cliente.

Se sempre quis saber, passo a passo, como se faz um pastel de natal, este é o local ideal para matar essa curiosidade ao mesmo tempo que aprecia o doce tradicional português, ou espera que o embalem para levar para casa. Aqui o pastel de nata tem o custo de 1,10€ a unidade e uma caixa de seis custa 6,50€.

Morada: Rua Garrett, 38 – Chiado, Lisboa
Horário: Todos os dias entre as 9h e as 21h.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.