A comida portuguesa é maravilhosa, disso não há dúvidas. Mas experimentar algo muito diferente daquilo a que estamos habituados também é uma ótima experiência, razão mais que suficiente para rumar até Aveiro nos próximos tempos, mais concretamente até ao Clandestino by Salpoente: o restaurante lançou recentemente um novo conceito e, durante períodos de três meses, compromete-se a levar os clientes a viajar até países e culturas diferentes. Através da comida, claro.

Primeiro, até aos Estados Unidos. Agora, até à Tailândia. O que significa que, em maio, o menu conta com pratos típicos tailandeses e, ainda, com os típicos petiscos com insectos vulgarmente associados à cultura do país.

Por isso, enquanto percorre as novidades tailandesas do menu, vai poder ousar nas entradas e desfrutar dos famosos Thai Bugs, um petisco com grilos e tenébrios (larvas). Leu bem, mas não torça já o nariz.

Volta ao Mundo. O melhor da Tailândia em 3 histórias e destinos que não vou esquecer
Volta ao Mundo. O melhor da Tailândia em 3 histórias e destinos que não vou esquecer
Ver artigo

Para além de descrever a opção como "deliciosa", o restaurante Clandestino explica ainda que, apesar de esta ser a primeira vez que Aveiro recebe a receita, trata-se de uma tendência mundial rica em proteínas, "com grande sabor e ambientalmente sustentável".

Ainda no campo das entradas, durante o próximo trimestre, sempre que visitar este espaço na Rua Luis Bráz Abreu, junto à Universidade de Aveiro e ao jardim da baixa de Santo António, ou recorrer aos serviços de take-away da marca, pode optar por opções como Kuay Teow de Porco (que conta com caldo de soja e porco, citronela, dumplings de cogumelos e cebolete) ou Gaeng Deang de Camarão (que conjuga leite de coco, camarão, caril vermelho, gengibre e dumplings de camarão).

Já estamos a sonhar com a pizza Bangkok, mas há mais opções no menu

Como pratos principais, o restaurante Clandestino by Salpoente conta com Pad Thai (um prato que reúne noodles de arroz, frango e caldo de soja, amêndoas e legumes) ou ainda uma sugestão diferente do que normalmente associaríamos a comida tailandesa.

No caso, a pizza Bangkok, feita com creme fraiche de espinafre, mozzarella fior di latte, barriga de porco curada em soja, pak choy (couve chinesa), malagueta fresca, cajus picantes e, ainda, raspas de lima.

No que às entradas e pratos principais diz respeito, a marca apresenta várias opções e deixa a escolha ao critério dos clientes, no entanto, assim que chegamos à sobremesa, a sugestão tailandesa é apenas uma: mingau doce de coco.

Um doce típico que conjuga diversos sabores do sudoeste asiático e que é feito à base de arroz, coco, zestes de lima, caju picante, canela, malagueta moída e gelado de manga.

Ainda assim, se ainda não se rendeu aos sabores da Tailândia, importa referir que o restaurante Clandestino by Salpoente conta com outras opções que em nada têm que ver com a gastronomia tailandesa. Pode consultar o menu completo aqui.

Clandestino by Salpoente

Localização: Rua Luis Bráz Abreu, 3, Aveiro
Contacto: 926 027 848
Horário: de terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 19h às 22.30h. Encerrado à segunda-feira

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.